Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Empreendedora síria cria restaurante e oportuniza renda para refugiados e imigrantes, em São Paulo

Por Luane Souto | Edição: Phelipe Reis

Iniciativas que fazem diferença na sociedade e sinalizam o reino de Deus. Conhecer e impulsionar essas ideias e projetos é o objetivo do laboratório de vocações do Movimento Vocare, o Voc-Lab. Durante o congresso Vocare 2018, cinco projetos foram selecionados e apresentados aos participantes, que puderam votar e escolher o projeto que seria beneficiado com o financiamento do Voc-Lab. O vencedor foi o Open Taste, um restaurante compartilhado onde refugiados e imigrantes com habilidades culinárias podem preparar e vender as comidas típicas de seus países de origem. O restaurante beneficia atualmente oito famílias e funciona uma vez por semana, em um espaço alugado, em São Paulo.

Entre os projetos apresentados também estavam a Liga Teológica, criada para levar o evangelho por meio da cultura pop, como quadrinhos e séries. O Link Café, pensado para alcançar jovens acadêmicos cristãos ou não, os conectando em um só ambiente. O Pais Moviment, criado para mobilizar jovens na educação e discipular adolescentes em suas escolas. A Escola da Juventude, que visa integrar educação com perfil social pelo modelo de negócios B2B. E os Pedabobos, que busca combater bullying e depressão entre jovens e adolescentes através do humor.

Joanna Ibrahim, refugiada síria que vive no Brasil e idealizadora do Open Taste, explicou que o projeto consiste em fornecer aos chefes de cozinha refugiados a infraestrutura, gestão e marketing, em contrapartida eles oferecem seus pratos carregados de sabor, histórias e cultura. “Nos últimos dois meses trabalhamos com oito famílias de seis países diferentes e faturamos R$ 15 mil e eles receberam cerca de 60% desse valor”, conta a jovem empreendedora.

Geraldo Milet, parceiro de Joanna no Open Taste, falou da dificuldade que os refugiados enfrentam para se inserir no mercado de trabalho. “Eles têm tido uma dificuldade muito grande de conseguir emprego, não que a gente não tenha, mas eles também têm. Entre essas pessoas temos gente com talentos riquíssimos, que falam cinco ou seis idiomas, professores, dançarinos e chefes de cozinha”.

A meta da Open Taste é atender 105 famílias de refugiados em um ano. Para isso é preciso que o restaurante funcione não apenas uma vez por semana, mas todos os dias. O alvo se tornará possível com o impulso financeiro do Voc-Lab, que está arrecadando doações até o final de junho deste ano para alcançar R$ 25 mil reais e investir no empreendimento.

“Isso tem tudo a ver com missão. Nós somos os Business as Mission (Negócios como Missão). Somos o sal da terra e luz do mundo para aqueles que talvez nunca tiveram contato com um cristão na vida”, salienta Milet. Joanna ressalta que a iniciativa vai além de apresentar um prato estrangeiro aos clientes: “Queremos contar as histórias dos refugiados através da culinária e cultura para que essas histórias fiquem para sempre através do nosso restaurante Open Taste”.

Visite o Open Taste

Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 57 – Pinheiros/SP
Funciona toda sexta-feira, das 12h às 22h.



Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1091 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.