Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Pesquisas do movimento Vocare revelam perfil da juventude cristã brasileira

Por Phelipe Reis

Pesquisas realizadas pelo movimento Vocare Brasil revelam aspectos do perfil da juventude cristã. Realizadas por quatro anos consecutivos, de 2015 a 2018, durante o encontro nacional do movimento, as pesquisas tiveram como propósito identificar necessidades e potenciais da juventude cristã brasileira, para direcionar ações do movimento Vocare, bem como de outras organizações que trabalham com jovens.

As pesquisas foram encomendadas pela Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), coordenada pelo departamento de pesquisa do movimento Vocare e executada em parceria com a Editora Ultimato. O público-alvo contemplou entrevistados na faixa etária de 14 a 36 anos, oriundos de todos os estados do Brasil – um total de 2.820 jovens. A coleta de informações foi por meio de questionários on-line, que resultou em um banco com mais de 165 mil dados.

As informações obtidas estão relacionadas a temas como conversão, abandono da fé, descoberta e acompanhamento vocacional, saúde emocional, engajamento ministerial e missionário, entre outros.

No que se refere à conversão, 35% afirmou que se deu por meio da pregação, 32% por meio de parentes e 10% por amigos. Mais da metade dos entrevistados (51%) disse já ter pensado em desistir de servir a Jesus – sendo 35% poucas vezes e 16% muitas vezes. Entre as motivações mais frequentes para a desistência, estão: dificuldades, lutas e frustações; tentações e pecados; angústia, desânimo, depressão e tristeza; dúvidas e falta de fé; decepções, falta de apoio e acompanhamento.


No quesito descoberta vocacional a igreja tem sido o ambiente mais frequente para os primeiros passos. Outras atividades como congressos, acampamentos, bem como o ambiente familiar e as amizades, também ajudam os jovens a iniciar a compreender seu lugar no mundo. Quanto ao apoio vocacional, 61% dos jovens diz receber apoio de seus pastores e líderes desde o início da caminhada vocacional, mas sem nenhum treinamento específico na igreja local. O que o relatório interpreta como despreparo das igrejas locais.

Quanto ao engajamento ministerial e missionário, os resultados apontam que 86,9% dos entrevistados estão envolvidos em algum ministério, o que demonstra que a juventude está ativa dentro e fora da igreja. Ao mesmo tempo, o relatório da pesquisa mostra que a nova geração não tem interesse de comprometer o seu futuro a longo prazo. A pesquisa mostrou que 51,4% dos jovens projetam até no máximo 5 anos da sua vida engajados em atividades ministeriais, e 41% nunca participou de uma viagem missionária.

Um dado que preocupou a coordenação do movimento Vocare foi o alto número de jovens que declararam um nível moderado e grave de ansiedade.

Além disso, 57% dos entrevistados declaram apresentar algum nível de depressão moderada, grave e moderadamente grave. O relatório pontua a necessidade de acompanhamento médico.

As pesquisas realizadas pelo movimento Vocare também abordam outros temas como a confiança da juventude cristã na igreja, nas agências missionárias, em ONG’s cristãs, pastores, missionários. Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Leia mais:
» O papel dos jovens no corpo de Cristo
» Por um ministério de jovens relevante e transformador
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 73 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.