Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Pelé, Davi e o bispo. Filho de quem?

Em junho de 2005, há exatos sete anos, a notícia da prisão de Edson Cholbi Nascimento, também conhecido como Edinho, filho do “atleta do século” e ex-jogador de futebol Pelé, tomou conta dos jornais e da TV brasileira. Sob a acusação de envolvimento com o tráfico, pai e filho se encontraram na delegacia e emocionaram o país, especialmente por conta da culpa assumida pelo pai, que apontava a sua extensa agenda, entre outras coisas, por não ter conseguido evitar o que ele chamou de tragédia.
 
É provável que o não menos famoso e também “rei” Davi, chamado na Bíblia de “homem segundo o coração de Deus”, tivesse algum lamento semelhante para contar. Afinal, um dos filhos estuprou a própria irmã; outro filho, matou o irmão e ainda voltou-se contra o pai para também assassiná-lo. Uma mistura de bênçãos e traições dentro de casa, não necessariamente nesta ordem.
 
Depois da morte trágica do bispo Robinson Cavalcanti e de sua esposa, Miriam Cavalcanti, assassinados pelo filho na noite de 26 de fevereiro, em casa, na cidade de Olinda, PE, o colunista da revista Ultimato Paul Freston escreveu o tocante artigo A história do apóstolo João, o bispo e o filho que perdeu o caminho. O sociólogo faz coro à multidão de pais perplexos com o “destino” dos filhos: “Como gostaríamos de ter uma receita infalível de criação de filhos. Contudo, ela não existe, pois eles se tornam seres tão autônomos quanto nós, e não há uma relação necessária e exata entre o ‘desempenho’ dos pais e o tipo de filho resultante dele”. 
 
Pelé, Davi e o bispo certamente concordariam. Aliás, por mais que os livros de autoajuda insistam, não existe uma receita, e a tarefa de cuidar dos filhos e de educá-los provoca, ao mesmo tempo, fascínio e medo. É assim também que lançamos Pais Santos, Filhos Nem Tanto. Uma leitura indispensável para um desafio enorme. 
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 177 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.