Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

O que os pastores escondem das ovelhas?

Outro dia meu filho pediu para ver "Tropa de Elite". Diga-se de passagem, uma versão "disponível" na internet. Adaptação do livro "Elite da Tropa" (Editora Objetiva), o filme dirigido por José Padilha é talvez o maior sucesso de um filme nacional antes da estréia, "graças" à pirataria. A dramatização da tortura, dos fins que justificam os meios, entre outros ossos do ofício de uma "tropa", ocupam o roteiro. Entraves próprios da idade o fizeram desistir. Eu prefiro esperar pela cópia legal ou, ainda melhor, pelo cinema. 

Mesmo tendo lido o ótimo Cinema e Fé Cristã, a dúvida em permitir ou não aquela empreitada me fez perguntar: o que os pais escondem dos filhos? Não imagino. Na minha adolescência, era proibido ver televisão depois das 20 horas. Até hoje não sei o que perdi. Cresci protegido das trevas, em preto e branco, da televisão daqueles anos. Não havia alternativas. 

Pensando melhor, talvez seja isso que os pais escondem dos filhos: alternativas. Desconfiamos delas. Aliás, escondemos quaisquer alternativas que não rezem pelos nossos dogmas, sejam familiares ou religiosos-denominacionais. A psicóloga Rosely Sayão colocou em seu blog um trecho do livro "O Valor de Educar", do professor e filósofo Fernando Savater, sobre o assunto. 

“O mau não é a televisão transmitir falsas mitologias e outros embustes, mas é ela desmistificar vigorosamente e dissipar sem contemplações as névoas da ignorância que costumam envolver as crianças [...]. A televisão conta tudo: deixa todos os mistérios com a bunda de fora e, na maioria das vezes, da forma mais literal possível. As crianças vêem na tela cenas de sexo e matanças bélicas, é claro, mas também assistem a agonias em hospitais, ficam sabendo que os políticos mentem e roubam ou que outras pessoas zombam daquilo que seus pais dizem”. 

Para Savater, a TV não respeita os trâmites pedagógicos. Por isso, é preciso acompanhar a criança, argumentar a cada ruído ou informação truncada. É preciso saber em quem e o quê cremos. E, por falar nisso, o que os pastores, os doutores da lei, os bispos, escondem das suas ovelhas? Não é próprio deles, assim como a televisão, “distrair as ovelhas”, torná-las “mudas e enlevadas diante da tela?”. 

Os cristãos de Beréia fazem falta. Lutero faz falta. Aliás, o reformador dizia de Erasmo de Roterdã o que muitos hoje gostariam que as ovelhas acreditassem: “A Bíblia é obscura e por isso carece de uma instância autoritativa para interpretá-la”...


Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
Acabaram os bereanos?, ed. 280

Leia o livro
Conversas com Lutero, Elben M. Lenz César
Cinema e Fé Cristã, Brian Godawa
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 177 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.