Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

O peso da mão humana sobre o clima da Terra

(ENVOLVERDE) Se ainda havia alguma dúvida, ela acaba de ser enterrada. Mas a confirmação está longe de ser uma boa notícia. O mais novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), cuja primeira parte foi divulgada nesta sexta-feira (02), em Paris, não deixa dúvidas: o clima do planeta está mudando – e a culpa é do homem.

O relatório, dividido em quatro volumes com um total de 1,6 mil páginas, levou seis anos para ser feito e contou com a participação de mais de 2,5 mil pesquisadores de 130 países. Em poucas palavras: é o trabalho mais sério e importante já feito sobre o assunto. Deve deixar muitos políticos no mínimo constrangidos, a começar por George W. Bush, presidente do país que é o primeiro poluidor mundial e que tem se oposto a iniciativas como o protocolo de Kyoto.

De acordo com o documento, o aquecimento global está se acelerando, motivado especialmente pela queima descontrolada de combustíveis fósseis. A temperatura média global subiu cerca de 0,7º C entre 1901 e 2005. Os dois anos mais quentes registrados até hoje foram 1998 e 2005. Mas a situação pode piorar muito. Na estimativa mais otimista, o aumento da temperatura ficará entre 1,8 e 4,0 graus no século 21.

O relatório do IPCC diz haver 90 por cento de probabilidade que atividades humanas são a causa da maior parte do aquecimento nas últimas décadas.

Segundo o texto, a mudança climática, que muitos cientistas diziam esperar para daqui a algumas décadas, já começou. O fenômeno pode ser observado, por exemplo, no derretimento de geleiras e na diminuição da calota polar do Oceano Glacial Ártico.

Entre as conseqüências da mudança climática estão a alteração nos padrões de chuva, com secas e tempestades violentas, e níveis mais elevados nos mares. Leia mais em Agência ENVOLVERDE

Leia mais
Especial Mudanças Climáticas (BBC)
2007 deve ser o ano mais quente da história
Pantanal 'pode desaparecer até 2050', diz ONG alemã 

 CarbonoBrasil

 Envolverde.com.br

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.