Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

O pastor que "explica" Freud

“Se você quiser conhecer o meu pai, não leia a sua biografia: leia as suas cartas”. A frase é, digamos, definitiva. E não é de um historiador ou de um biógrafo. É, claro, da filha do pai da psicanálise, Anna Freud, e foi dita pessoalmente a Armand Nicholi, professor da Escola de Medicina de Harvard e autor de Deus em Questão -- C. S. Lewis e Freud.

Ultimato acaba de receber da gráfica a segunda edição (sexta impressão), agora de acordo com a nova ortografia, de Cartas Entre Freud & Pfister -- um diálogo entre a psicanálise e a fé cristã. Foram 30 anos de correspondência, de 1909 a 1939. Não podemos deixar de celebrar o centenário do início de tudo. Em especial porque o teólogo e pastor suíço Oskar Pfister soube construir uma relação de afeto e de diálogo aberto, também cheio de divergências, com o seu “amado adversário”.

Há exatos 100 anos, em carta datada de 7 de julho de 1909, Freud escreveu: “Nenhuma visita, desde a de Jung, teve tanto impacto nas crianças e trouxe tanto bem-estar a mim mesmo”. Para a psicanalista e tradutora da obra, Karin Wondracek, “pouco a pouco, os dois trocam ideias, textos e, acima de tudo, compartilham vida. Visitam-se, presenteiam-se, fazem confidências e influenciam-se mutuamente”.

Anna Freud, que também prefacia a obra, é ainda um pouco mais pessoal: “Com sua aparência e atitude de pastor, (Pfister) era uma aparição de um mundo estranho [...]. Para as crianças, Pfister era não um ‘santo homem’, mas um tipo de ‘flautista de Hamelin’, que só precisava tocar seu instrumento para ter um bando inteiro obediente atrás de si”.

O centésimo aniversário das “Cartas” merecia uma festa. Ultimato acaba de desembrulhar o presente. Boa leitura.
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 179 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.