Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

O cuidado da Criação na live Diálogos de Esperança

A sustentabilidade global e os desafios da (pós-) pandemia para a Igreja

A pandemia trazida pela Covid-19 provocou uma reflexão profunda sobre a crise da sustentabilidade global. Governos, organizações multilaterais, grupos diversos e igrejas entraram no debate em busca de um mundo mais sustentável.

As medidas relacionadas ao uso de bicicletas são ilustrativas. Em Barcelona, Espanha, o uso de ciclovias quadruplicou na hora do rush na cidade. Na Itália – país da Europa com mais carros por habitante – o governo está concedendo de até 500 euros (cerca de R$ 3,1 mil) para ajudar os moradores de cidades com mais de 50 mil habitantes a comprarem uma bicicleta. Para Roma, foram planejados 150 quilômetros de ciclovias.

No editorial do informativo digital The Pollinator, uma iniciativa da Rede Cuidado da Criação, ligada ao Movimento Lausanne e à Aliança Evangélica Mundial (WEA), Chris Elisara declara: “As empresas foram forçadas a ser criativas, pensar fora da caixa e a implementar soluções inovadoras. Se vamos mudar a trajetória da crise climática, a crise da biodiversidade igualmente desafiadora e outras crises ecológicas relacionadas, nossa resposta à Covid-19 nos deu a todos, mas especialmente à próxima geração, um vislumbre de que grandes mudanças são possíveis. Agora é a nossa janela de oportunidade”.

A igreja na (pós-) pandemia tem a oportunidade de servir intencionalmente nesta área, seguindo o mandato bíblico de cuidar da criação que “nos chama a proteger e conservar todas as criaturas e todos os elos interdependentes complexos e altamente conectados que compõem um ecossistema saudável”, continua Chris.

A terceira live da série “Diálogos de Esperança” que acontecerá na próxima terça-feira, 30 de junho, abordará a questão da sustentabilidade global e dos desafios que a igreja enfrentará depois da pandemia nesta área. A convidada para esta conversa é a dra. Ruth Valerio, diretora de Global Advocacy e Influencing na Tearfund.

Saiba mais
Diálogos de Esperança – a igreja e a (pós-) pandemia
Terceira live da série: Sustentabilidade global – que desafios a (pós-) pandemia traz para a Igreja?
Data: 30 de junho
Horário: 16 horas
No canal da Editora Ultimato no YouTube
Iniciativa: Editora Ultimato, Aliança Cristã Evangélica, Tearfund e Visão Mundial

Mais informações sobre os participantes:

  • Ruth Valerio é diretora de Global Advocacy e Influencing na Tearfund. Ambientalista, teóloga e ativista social, ela trabalhou anteriormente na A Rocha Reino Unido. Ruth tem doutorado pelo Kings College London e doutoramentos honorários pelas Universidades de Winchester e Chichester. Ela é teóloga do Canon na Catedral de Rochester e sua igreja de origem faz parte da Rede de Oração 24/7. Ruth, que mora no sul da Inglaterra com sua família, gosta de viver de forma sustentável, praticando o que prega e inspirando os outros enquanto o faz. Ela é a autora de L is for Lifestyle: Christian Living that doesn´t cost the Earth (Estilo de vida: vida cristã que não custa à Terra) e Just Living: Faith and Community in an Age of Consumerism (Apenas vivendo: Fé e Comunidade na Era do Consumismo). Clique aqui para acessar seu blog pessoal.
  • Artista convidado - Carlinhos Veiga é pastor da Igreja Presbiteriana do Lago Norte, em Brasília. É casado com Cláudia, tem três filhos e duas netas. Músico, compositor, produtor e intérprete de música popular, tem nove CDs gravados e um DVD. Escritor, é co-autor com Romero Fonseca do livro de poemas e fotos “Brasil – o encontro das raças”, além escrever capítulos em diversos livros sobre artes, cultura e missões. Jornalista, colabora com a Ultimato há mais de 15 anos como colunista da revista e blogueiro. Mestrando em musicologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Confira a seguir as duas primeiras lives da série "Diálogos de Esperança".

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.