Notícias
16 de junho de 2023- Visualizações: 3314
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
O Brasil é o país mais “crente” do mundo?
Diálogos de Esperança vai refletir sobre as causas, significados e efeitos da crença em um “poder superior”
Por Lissânder Dias
Quase nove em cada dez brasileiros dizem acreditar em Deus, segundo a pesquisa Global Religion 2023, produzida pelo Instituto Ipsos. Isso coloca o Brasil, junto com a África do Sul, no topo do ranking de 26 países pesquisados pelo Ipsos, com base em uma plataforma online de monitoramento que coleta informações sobre o comportamento destas populações.De acordo com a pesquisa, 70% dos brasileiros disseram que acreditam em Deus como descrito em escrituras religiosas, como a Bíblia, o Alcorão, a Torá, entre outros, e 19% acreditam em uma força superior, mas não em Deus como descrito em textos religiosos.
Outro ponto interessante é que acreditar em Deus não significa necessariamente ser religioso - e o caso brasileiro demonstra bem isso. Enquanto 89% dos entrevistados no país disseram crer em Deus ou um poder superior, só 76% afirmaram seguir uma religião.
O cenário evangélicoPensando no público especificamente evangélico, com base nos dados do censo demográfico conduzido decenalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos representavam em 2010 cerca de 22% (aproximadamente 42 milhões) dos brasileiros. Estimativas do Datafolha baseadas em pesquisas de opinião pública sugeriam uma fração ainda maior da população em 2022, cerca de 26%.
De acordo com o estudo “Surgimento, trajetória e expansão das Igrejas Evangélicas no território brasileiro ao longo do último século (1920-2019)”, do Centro de Estudos da Metrópole, da USP, entre 1970 e 1990, o número de templos evangélicos cresceu mais de 16 vezes, passando de 1.049 para 17.033. Ainda segundo o estudo, entre 2000 e 2016 as Igrejas Evangélicas experimentaram o maior ciclo de crescimento desde o início da série observada (1920-2019). Tal ciclo foi impulsionado pelo forte crescimento das Igrejas Evangélicas Pentecostais que, em 2019, tinham 48.781 templos em todo território nacional, contra 22.400 das Igrejas Evangélicas Missionárias e 12.825 das Igrejas Neopentecostais.
Perguntas sobre os efeitos da crença
O cenário religioso no Brasil é efervescente e ultrapassou as barreiras subjetivas e privadas, tornando-se também um fator importante no debate público sobre escolhas políticas, comportamentos sociais e relações interreligiosas.
O que tudo isso significa para nós, evangélicos? Quais as causas e os efeitos da crença em Deus? O que esperar do futuro de uma nação que crê no transcendente? Essas e outras perguntas serão assunto da próxima live do Diálogos de Esperança, na terça-feira, dia 20 de junho, das 19h às 20h, nos canais da Editora Ultimato. Os convidados são Débora Otoni, comunicadora e escritora, e Ricardo Bitun, teólogo, professor e pastor. Os âncoras serão Claudia Moreira e Valdir Steuernagel.
Serviço:
Diálogos de Esperança
Quando: 20 de junho de 2023.
Horário: 19h (horário de Brasília).
Entrevistados: Débora Otoni e Ricardo Bitun.
Sobre os entrevistados:
Débora Otoni, 36 anos, mineira morando em terras capixabas, casada com Marcos Almeida e mãe de Joaquim, Isabel e Cecília. Trabalha(trabalhou) há mais de 15 anos na igreja local (Missão Praia da Costa) com desenvolvimento e criatividade, eventos e comunicação. Hoje, se dedica à escrita e produção de conteúdo. É criadora e autora dos livros “Eva a Ester" (2020) e "De Maria até nós" (2022) ambos pela Thomas Nelson Brasil.
Ricardo Bitun tem Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pastor da Igreja Manaim -Mooca (SP).
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.
Lissânder Dias do Amaral é jornalista, blogueiro, poeta e editor de livros. Integra o Conselho Nacional da Interserve Brasil e o Conselho da Unimissional. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” e responsável pelo blog Fatos e Correlatos do Portal Ultimato. É um dos fundadores do Movimento Vocare e ajudou a criar as organizações cristãs de cooperação Rede Mãos Dadas e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS).
- Textos publicados: 144 [ver]
-
Site: http://www.fatosecorrelatos.com.br
16 de junho de 2023- Visualizações: 3314
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Dia da Bíblia 2025 – Bíblia, igreja e missão
- Tradução e discipulado: duas faces para o cumprimento da Grande Comissão
- Geração Z – o retorno da fé?
- Entre negociações, críticas e desesperança: o que eu vi na COP30
- Movimento missionário brasileiro – ao longo de tantas décadas há motivos para celebrar?
- O que acontece após o “Pr.”?
- Aprendendo a cultivar a vida cristã — Live de lançamento
- Movimento missionário brasileiro – a direção e o poder do Espírito Santo
- Cuidar do missionário à maneira de Deus
- Mobilização não pode ser mera cooptação
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Trabalho escravo ainda faz milhares de vítimas no país
Índios pedem mais atenção do governo às condições de saúde nas tribos
Cruz Vermelha ativa site de busca de desaparecidos no Nepal






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)

