Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

O acolhimento aos migrantes e refugiados está na pauta do próximo Diálogo de Esperança

“Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus.” (Levítico 19.34)

A live de “Diálogos de Esperança” da próxima terça-feira, 6 de julho, abordará o tema "Acolhendo Migrantes e Refugiados - Como Nascidos Entre Nós" e receberá Alex Bolivar, um venezuelano que chegou ao Brasil em 2018 cheio de desafios, tristezas e esperança e a jornalista Susana Berbert, ganhadora de prêmios por reportagens sobre migração e refúgio no Brasil.

Desde 2015, o intenso deslocamento de sobreviventes de guerras no Oriente Médio e África, comumente denominado de "crise dos refugiados", ganha proporções históricas e transcontinentais, com o crescimento dos fluxos na Ásia, Caribe e Américas. Números mais recentes, de relatório da ONU, revelam que atualmente existem 82,4 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo, sendo 26,4 milhões delas refugiadas. E nesse contexto, a Venezuela é o segundo país com o maior número de deslocados e refugiados no mundo (4 milhões), depois da Síria (6,1 milhões). Mais do que números, estamos diante da pior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial, ultrapassando o que foi, na altura, a maior deslocação humana em massa na história. Diante de tamanha tragédia, qual deve ser a nossa posição como cristãos e leitores da Escrituras que ordenam a caridade e a hospitalidade ao estranho, residente ou viajante, bem como o cuidado aos abatidos e oprimidos?

O tema da próxima live não é por acaso. "Como Nascidos Entre Nós" é o nome dado a um movimento que reúne diversas igrejas e organizações cristãs, como a Visão Mundial e a Tearfund desde 2019, que se uniram a fim de mobilizar a comunidade eclesiástica da América Latina para o desenvolvimento de iniciativas concretas em prol dos migrantes e refugiados. Ultimato apoia este movimento.

Sensibilizar as comunidades de fé e a sociedade civil em geral em prol dos migrantes e refugiados também é o que motiva a realização do encontro da próxima terça-feira, que será conduzido por Valdir Steuernagel e trará experiência e conhecimento sobre a situação do migrante e do refugiado no Brasil, com a colaboração de Alex e Susana.

Serviço
Diálogos de Esperança
Tema: Migrantes e Refugiados - Como Nascidos Entre Nós
Data: Terça-feira, 6 de julho de 2021
Hora: 18h às 19h
Local: Canal da Editora Ultimato no YouTube e Facebook Editora Ultimato, simultaneamente
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Editora Ultimato, Tearfund e Visão Mundial

Participantes

  • Susana Berbert, jornalista e mestre em comunicação social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.É repórter na EPTV, Rede Globo SP. Em 2016 Recebeu o "Prêmio Editora Globo de Jornalismo 2015" na categoria Brasil, com o especial Refugiados no Brasil, publicado no site da revista Crescer, e Menção Honrosa no "38º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos" com a reportagem Pequenos e Invisíveis: a mortalidade das crianças indígenas, ao lado de Maria Clara Vieira, pela revista Crescer. É autora do livro-reportagem Bienvenidos - história de bolivianos escravizados em São Paulo, publicado em 2018 pela editora Moinhos.
  • Alexander Bolivar, 32 anos, é migrante venezuelano. Técnico em Segurança e Defesa, é casado com Yennire Sanchez e tem 4 filhos: Anthonella, Georgina, Noah Victoria, Ian Alejandro. Trabalha na Associação internacional de assistência social ORIGEM, como Coordenador de Ajuda Humanitária para Refugiados.

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.