Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Número de religiosos no Brasil está acima da média global

O Brasil está acima da média global na proporção de pessoas que se consideram religiosas. De cada dez brasileiros, oito dizem seguir ou praticar alguma religião. Os números são resultados da pesquisa Barômetro Global de Otimismo, realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN).

A pesquisa mostrou também que no Brasil, onde foram feitas 2.002 entrevistas entre outubro e novembro de 2014, 16% da população não se considera religiosa e 2% afirma seguir o ateísmo. Em comparação com os dados da pesquisa de 2012, o número de brasileiros que diz seguir alguma religião diminuiu de 89% para 79%. A pesquisa foi realizada em 65 países, com mais de 60 mil entrevistados.

Em nível global, os que não se consideram religiosos somam 22% da população mundial e 11% afirmam ser ateus. O maior percentual dos que declaram ser religiosos está na África (86%) e no Oriente Médio (82%). A Ásia, onde 62% dos habitantes se dizem religiosos, também é uma das regiões que apresenta um alto número de ateus, ao lado do oeste europeu, seguidos pela Oceania: 14% nos dois primeiros e 12% na última.

Na China, mais da metade da população (61%) declara ser ateia e 29% dos chineses dizem não ser religiosos. Hong Kong e Japão também estão na lista dos países com a maior quantidade de ateus: 34% e 31%, respectivamente. No Ocidente, o país menos religioso é a Suécia, onde 74% declaram não ser religiosos ou afirmam ser ateus.

O resultado da pesquisa apontou ainda uma relação estreita entre religiosidade, idade, renda e nível educacional. A tendência à religiosidade se concentra no grupo de pessoas com maior grau de instrução e os mais jovens, até 34 anos. Já entre pessoas com maior renda o nível de religiosidade não chega a 50%. A quantidade de ateus atinge 25% entre os que possuem os maiores rendimentos e é de apenas 5% entre as pessoas com os menores ganhos.

Com informações do Ibope
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1131 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.