Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Não li e não gostei

“Não li e não gostei” é, talvez, o argumento mais usado por aqueles que se debruçam sobre a tentativa de desmoralizar as Escrituras. Aliás, é possível falar “com autoridade” sobre as obras que não lemos. E, nessa empreitada, há um novo aliado na praça. Trata-se do lançamento "Como Falar dos Livros Que Não Lemos" de Pierre Bayard, publicado pela Editora Objetiva. Para Bayard, os livros podem ser classificados assim: os que não lemos, os que folheamos, aqueles dos quais ouvimos falar e os esquecidos. Acabo de incluir Bayard na minha lista dos “que folheamos”. 

Os leitores cristãos, no entanto, muitas vezes são como aquele adolescente que, ao ser apresentado a um suculento prato de brócolis, abre um sorriso e diz-se amigo daquela crucífera, mas prefere não tocá-la. Ao ser indagado por que não come se disse que gosta, a resposta é não menos lacônica: “Gosto, mas não a ponto de comer”. 

A Bíblia se presta a todo tipo de “blefador”, embora eu não conheça um “manual do blefador” para o “leitor” da Bíblia não passar vergonha. Mas, ainda assim, como diria Pierre Bayard, tanto se falou da Bíblia que, para esse “leitor”, tanto faz lê-la ou não. E, como diria Judas, é de praxe para o blefador falar mal do que não entende (Jd 1.10). 

Com lançamento agendado para julho, Por Que Confiar na Bíblia? — respostas para dez perguntas difíceis, começa com uma provocação: “Sinceramente, você acredita em tudo que está escrito na Bíblia”? Esta, entre outras, são algumas das questões escondidas no proverbial “não li e não gostei”. A autora, Amy Orr-Ewing — na opinião do teólogo e professor de Oxford Alister McGrath, “uma das melhores comunicadoras desta geração” —, sabe do que está falando. Amy aponta não apenas as respostas, mas cada uma das perguntas mais freqüentes levantadas contra as Escrituras. No prelo. 


Leia o livro
Como Lidar com a Dúvida, Alister McGrath
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 179 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.