Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Uma praça, uma feira e uma igreja

Comunidade Olho D´água, no alto sertão da Paraíba. Foto: John Medcraft.Se toda cidade do interior do Brasil tem o “quadrilátero interiorano” (uma rua, uma praça, uma feira e uma igreja católica), também é verdade que o desafio missionário fora dos centros urbanos possui características distintas que precisam ser olhadas com atenção. É preciso conhecer a história, a situação social e cultural, e a realidade espiritual e eclesiástica destes lugares.

Cidades do Interior, do pastor e missiólogo Sérgio Lyra, elabora, com rigor acadêmico, uma proposta missionária para um contexto pouco analisado nos seminários teológicos: as cidades pequenas do interior do Brasil. O autor parte de um estudo específico com igrejas presbiterianas do interior de Pernambuco, onde é pastor desde 1994, para então desenvolver, de forma prática, uma estratégia de trabalho bíblica e socialmente relevante. Sem, é claro, ignorar as dificuldades históricas para isso (como sincretismo e perseguições religiosas).

Dados do IBGE, de 2000, apontavam mais de 300 cidades pobres do interior nordestino com até 1% de evangélicos, e os dados do censo de 2010 apontam, em Pernambuco, 33 cidades interioranas com menos de 3% de evangélicos, e mais de 90, na Paraíba.

Sérgio Lyra começa sua reflexão fazendo cinco perguntas, que não podem permanecer sem respostas:
  1. Por que todas as cidades financeiramente boas do interior foram e são atingidas pelas denominações, enquanto a grande maioria das cidades pobres possui menos de 5% de evangélicos e praticamente nenhuma igreja reformada?
  2. Que tem sido feito pelas grandes igrejas urbanas da região metropolitana em prol da evangelização e da ação social nas cidades do interior? 

  3. Que estratégias missionárias podem ser identificadas no passado para plantação de novas igrejas e quais as que são adotadas atualmente? 

  4. Qual a contribuição da educação teológica para a contextualização de ações missionárias e estratégias para evangelizar o interior do Nordeste? 

  5. Que ações missionárias das igrejas das grandes cidades produziriam mudanças efetivas em face das necessidades de fome de pão e sede de salvação, sem desassociá-las?
Cidades do Interior é o segundo livro que a Editora Ultimato lança em parceria com o Betel Brasileiro, um importante ministério no Nordeste brasileiro. É uma publicação que desafia a Igreja Brasileira.

Leia abaixo algumas frases selecionadas:

“O evangelho que se prega deve ser o mesmo que se vive”.

“É impossível esconder uma igreja que imita a Cristo com fidelidade”.

“Planejar e executar ações que resgatem a dignidade da vida humana é mostrar que o Reino de Deus não é reino de sons, palavras sem ações ou fé sem obras”.

“A tarefa missionária traz consigo não apenas o anúncio de salvação, mas também a implantação dos valores do Reino de Deus pela igreja, pois foi assim que o Senhor Jesus mostrou os impactos do seu Reino”.


Leia mais
Paralelo 10 (blog) 
Campina Grande está aberta a todos os deuses (revista Ultimato 293) 
História da evangelização no Brasil (Elben César) 
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1130 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.