Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Iniciativa convida a Igreja para pensar seu papel na construção do mundo pós-pandemia

Por Phelipe Reis

Como será a vida quando passar a pandemia do novo coronavírus? Essa pergunta tem sido feita por muitas pessoas. Se a pandemia foi um grande desafio para todos, com impactos e consequências sem precedentes históricos, especialistas têm alertado para uma ameaça maior ainda. As mudanças climáticas provocadas pelo aumento da temperatura global, colocarão milhões de vidas em risco e as comunidades mais pobres serão as maiores vítimas.

Diante desta realidade, qual o papel dos cristãos na reconstrução da sociedade pós-Covid e no enfrentamento das mudanças climáticas? O projeto Mundo Reiniciado busca envolver jovens cristãos para encontrar respostas e sugerir caminhos para a construção de um futuro melhor para todos. A iniciativa é da Tearfund, uma organização cristã que tem parceria com igrejas em mais de cinquenta países e atua no combate à pobreza e à injustiça, por meio do desenvolvimento sustentável.

O projeto acredita que a igreja tem um papel vital na construção de um futuro melhor, mas que para isso os cristãos precisam se unir em oração e em ação. O texto de apresentação da iniciativa descreve: “Crises dessa magnitude nos dão, como sociedade, a rara oportunidade de fazer perguntas sobre quem somos e sobre o nosso lugar no mundo. Como povo de Deus, somos chamados a permanecer em Cristo e a permitir que nossa vida flua dentro e por meio de nós. À medida que saímos dessa crise, como podemos fazer isso? Como podemos incorporar os valores do reino de Cristo e conduzir as pessoas a uma maneira melhor de viver, em um mundo rompido e marcado pelo sofrimento?”

No Brasil, o projeto tem mobilizado jovens para fiscalizarem as políticas públicas ambientais em seus municípios e comunidades. A primeira turma contou com seis jovens que passaram por uma capacitação, em que receberam noções de monitoramento de políticas públicas e contextualização de ferramentas de trabalho. Dezesseis jovens estão participando da formação da segunda turma, que está em andamento.

A maioria dos participantes do projeto são pessoas que já estão envolvidas com ações voltadas para questões socioambientais em seus territórios, como os jovens que integram o Nós da Criação, um movimento que tem como objetivo colaborar para a reflexão a respeito da fé e a relação com a natureza. De forma prática, os participantes estão engajados em ouvir as suas comunidades e entrevistar líderes políticos sobre as demandas locais. O resultado desta ação foi transformado em vídeos que estão disponíveis no canal da Tearfund no YouTube. Assista abaixo ou clicando aqui.



Conheça o documento “Um convite para reiniciarmos o mundo”, que explica os fundamentos do projeto Mundo Reiniciado. Clique aqui.
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 129 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.