Notícias
20 de junho de 2016- Visualizações: 4321
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
I Conferência Nacional Cristãos na Ciência quer desmistificar conflito entre ciência e religião

Acontecerá no período de 17 a 19 de novembro, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, a I Conferência Nacional Cristãos na Ciência. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC²), tem como tema “Dois Livros, Um Autor” e tem como objetivo aprofundar a reflexão acerca do diálogo entre fé e ciência, desmistificando o conflito aparente entre as duas áreas.
Segundo a organização, os eixos temáticos serão: o Livro das Escrituras, com ênfase na interpretação bíblica de Gênesis 1 a 3; o Livro da Natureza, com ênfase na discussão sobre teologia natural e filosofia da ciência e religião; e Modelos de atuação no diálogo entre ambos os livros.
Além da presença de Roberto Covolan e Guilherme de Carvalho, integrantes da ABC², o evento vai contar com a participação de grandes nomes do discurso mundial sobre ciência e fé cristã, tais como:
- Alister McGrath (através de uma palestra gravada especialmente para o evento), Professor de Ciência e Religião na Universidade de Oxford e considerado um dos mais influentes pensadores cristãos da atualidade.
- Ted Davis, professor de História da Ciência no Messiah College, onde ministra cursos sobre aspectos históricos e contemporâneos do cristianismo e da ciência.
- Ohn H. Walton, professor de Antigo Testamento no Wheaton College, recebeu o prêmio Christianity Today - “Award of Merit” de Estudos Bíblicos (2016).
- Jonh H. Walton, professor de Antigo Testamento no Wheaton College. Sua pesquisa recente tem se concentrado em estudos comparativos entre o Antigo Testamento e escritos do antigo Oriente Próximo. Em estudos bíblicos seu interesse particular é o livro de Gênesis. Atualmente, é editor-geral de uma série de cinco volumes, “The Zondervan Bible Illustrated Backgrounds Commentary”, e Editor Geral de 20º volume da “Baker Commentary Series”. Recebeu o prêmio Christianity Today – “Award of Merit” de Estudos Bíblicos (2016).
- Ard Louis, professor de Física Teórica da Universidade de Oxford, onde ele lidera um grupo de pesquisa interdisciplinar estudando problemas na fronteira entre a química, física e biologia. É diretor de estudos de pós-graduação em física teórica. É um associado do Instituto Faraday para Ciência e Religião. Ele tem escrito para a Fundação BioLogos, onde desde 2011 faz parte do Conselho Administrativo.
Entre os preletores nacionais estão:
- Davi Gomes, graduado e mestre em Teologia Sistemática e Hermenêutica pelo Theological Seminary of the Reformed Episcopal Church/Philadelphia Theological Seminary.
- Tarcízio Carvalho, bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição (1990) e Mestre em Teologia Exegética com concentração em A. T., pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (Th.M, 1998),
- Filipe Fontes, Mestre em Teologia com concentração em Filosofia pelo Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper (2009), e em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Doutorando em Educação, Arte e história da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
- Mauro Meister, mestre em Teologia Exegética do A. T. no Covenant Theological Seminary, nos EUA, e doutor (Ph.D) em Línguas Semíticas.
- Roberto Covolan, físico e professor da Unicamp. Atuou na interface entre física e medicina (questões relacionadas à dinâmica cerebral). Implantou o curso de bacharelado em Física Médica na Unicamp. É coordenador do Grupo de Neurofísica no Instituto de Física da Unicamp e vice-diretor do Instituto Brasileiro de Neurociências e Neurotecnologia – BRAINN. É diretor geral do projeto ABC².
- Guilherme de Carvalho, teólogo evangélico e pastor, diretor de L’Abri Fellowship Brasil e membro da equipe pastoral da Igreja Esperança. É diretor de conteúdo do projeto da ABC².
Serviço
Evento: I Conferência Nacional Cristãos na Ciência.
Local: Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
Data: 17 a 19 de novembro.
Clique aqui para mais informações.
Notícia atualizada em 28/06/2016, com inserção de novos preletores.
20 de junho de 2016- Visualizações: 4321
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Tradução e discipulado: duas faces para o cumprimento da Grande Comissão
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dia da Bíblia 2025 – Bíblia, igreja e missão
- Entre negociações, críticas e desesperança: o que eu vi na COP30
- Movimento missionário brasileiro – ao longo de tantas décadas há motivos para celebrar?
- O que acontece após o “Pr.”?
- Aprendendo a cultivar a vida cristã — Live de lançamento
- Movimento missionário brasileiro – a direção e o poder do Espírito Santo
- Mobilização não pode ser mera cooptação
- Cuidar do missionário à maneira de Deus
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Aumento de divórcios preocupa Igreja Católica
Cristãos realizam 30 dias de oração pelo mundo muçulmano
No sertão da Paraíba, Tearfund celebra seus 50 anos





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
