Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Evangélicos contra a corrupção

http://www.sxc.huFalar contra a corrupção é fácil. Mas como combatê-la, de fato? Por onde começar? “Ame a Verdade: evangélicos contra a corrupção” é o nome do movimento liderado por organizações evangélicas contra a corrupção e em favor da transparência pública. O grupo - no momento, formado por 21 organizações, entre elas a Editora Ultimato – pretende aprofundar o debate sobre o tema, apropriar-se de mecanismos de controle social, mobilizar comunidades evangélicas e articular parceiros institucionais.

As ações midiáticas do movimento já começaram. Site, Facebook e vídeos estão disponíveis e explicam melhor a proposta da campanha. Quanto à mobilização, há uma série de recursos e ideias para que os temas relacionados à corrupção e à transparência pública sejam discutidos e trabalhados em igrejas locais, grupos pequenos e espaços diversos. Entre os recursos didáticos, você vai encontrar sugestões de liturgias para vigílias, kits para líderes de negócios e para igrejas, folhetos, modelos de abaixo-assinado, orientações para jovens etc.

Exposed 2013
“Ame a Verdade” integra o “Exposed 2013”, uma campanha cristã internacional contra corrupção institucional e pessoal que acontecerá de 14 a 20 deste mês, com o slogan“Corrupção Mata! Exponha-a! Denuncie! Ponha um foco de luz na Corrupção”. Neste período, todos são convidados a participarem de uma vígila de oração e a assinarem o Chamado Global que pede aos líderes do G20 (as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia) que definam passos em direção à abertura e transparência nas transações financeiras. Segundo a campanha, isto irá ajudar a erradicar o suborno e a sonegação de impostos. O Exposed é coordenado por diversas organizações cristãs, entre elas Aliança Evangélica Mundial (WEA), Sociedade Bíblica e Exército de Salvação.

“Fazemos parte da equipe coordenadora do Exposed 2013, já que este pretende ser um grito de insatisfação contra a forma desonesta com que líderes e governantes utilizam a sua posição de poder – concedida pelo povo –, para cuidar de assuntos e interesses próprios”, diz o material informativo do “Ame a Verdade”.

Logo do Movimento "Ame a Verdade"Marco histórico
O marco histórico do “Ame a Verdade” foi o Encontro sobre Governança e Transparência Pública ocorrido nos dias 26 e 27 de abril deste ano em Brasília (DF) e que reuniu cerca de 50 líderes evangélicos de cinco regiões do país. Lá foi formado um Comitê Facilitador composto por onze organizações. A frase “ame a verdade”, que permeou as discussões e debates durante os dois dias do evento, foi adotada pelos participantes como temática central em novas ações de combate à corrupção e incentivo à transparência pública. Posteriormente, as palavras de Paulo em Efésios 5.8-9 acabaram sendo agregadas ao movimento: “Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade”.

O “Ame a Verdade” também apoia outras iniciativas como a campanha Eleições Limpas (por leis mais duras contra desvios éticos nos processos eleitorais) e a Consulta Nacional às Igrejas Evangélicas, ocorrida em agosto e setembro que, estimulada pelos grandes protestos nas ruas do país, gerou discussões entre os evangélicos sobre a democracia.


Serviço:
Site do Movimento “Ame a Verdade”: ameaverdade.com.br
Site da Campanha Exposed 2013 (14 a 20 de outubro): exposed2013.com

Vídeo
Veja a seguir o vídeo "Pondo um foco de luz na corrupção” da campanha “Exposed 2013":




Leia mais
Corrupção – do Éden ao jeitinho brasileiro (revista Ultimato 343) 
As faces da corrupção (painel)
A corrupção: causas e reações (Paul Freston) 

Texto atualizado em 10/10/2013, às 08h34.


 
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1156 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.