Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Encontro vai discutir o valor da fé cristã na crise da religião

No dia 26 de abril de 2014, às 18 horas, será realizado o I Encontro de Reflexão da Fé, com a palestra "O Fim da Religião e o Último Homem: Uma crítica cristã à razão destranscendente", ministrada pelo teológo Anderson Clayton Pires. O evento acontecerá no Golden Tulip Address Hotel, em Goiânia (GO).

Cláudio Ivan de Oliveira, pastor, psicólogo e professor da PUC-GO, explica o tema:

“Esse é mais um encontro que estamos promovendo com o objetivo de apresentar a vida na fé cristã a um mundo em que a religião entrou em colapso/decadência. Nos escombros desse mundo – em que a fé se tornou objeto de descaso teórico e moral –, falar sobre a vida humana compreendida a partir do vetor compreensivo da consciência hermenêutica alicerçada pelos postulados da fé cristã representa um grande desafio comunicativo. Nossa vocação como comunidade da fé cristã é essa: tornar crível e sustentável um sistema de crença que foi desacreditado no mundo pós-metafísico. Nosso primeiro evento desse gênero quer discutir a (in)viabilidade de se pensar e viver a vida destituída da fé [cristã]”.

A seguir você lê uma pequena entrevista com Timóteo Vieira, um dos organizadores do I Encontro de Reflexão e Fé.

Qual o objetivo deste evento? Por que ele é importante?
O objetivo do evento é convidar as pessoas à vida na fé cristã. A proposta-convite da fé cristã tornou-se algo em parte desconhecido e em parte escandaloso no mundo pós-metafísico (mesmo para uma grande parte das pessoas ligadas a uma religião e/ou a uma igreja). O evento é importante porque pretende lançar uma luz compreensiva e questionadora a esse modo de viver no qual a fé tornou-se algo distante, confuso, descartável. Queremos apresentar um convite que significa uma alternativa à vida sem fé, na qual a existência se torna sustentável. Essa alternativa sustentável se fundamenta exclusivamente nos postulados da fé cristã.

Como ele vai acontecer? Qual o formato? Palestras? Discussões em grupo?
O evento consistirá em uma única preleção, guiada por um texto de autoria do preletor (Dr. Anderson Clayton Pires). A metodologia adotada é a leitura comentada e dirigida desse texto/artigo. O evento acontecerá em uma única noite e essa preleção será a única atividade do evento. Não será um culto religioso, mas sim um evento de reflexão.

O evento acontece todos os anos?
Pretendemos realizar o evento duas vezes por ano.

Quem organiza?
O evento está sendo organizado pela Igreja Livre de Confissão Luterana.

Qual a expectativa? Público? Desdobramentos?
Temos a expectativa de comunicar a mensagem central da fé cristã às pessoas com interesse em ouvir. Essa é a nossa expectativa fundamental. Esperamos que a reflexão apresentada seja desafiadora, reveladora e terapêutica. Temos ainda a expectativa de que os desdobramentos do que será apresentado como reflexão e como convite produza um impacto significativo e positivo sobre a vida de quem irá ouvir. Esse impacto se traduz em questionamento acerca da sustentabilidade da vida num mundo sem fé e sobre o que significa viver na fé a partir da perspectiva cristã.

Qual o público-alvo?
Nosso público alvo são pessoas adultas (de 30 anos acima), que não têm uma filiação religiosa ou que tenham perguntas e questionamentos em relação ao seu atual sistema de crenças.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1140 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.