Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Eles chutam a santa e todos os santos

Mas são professores doutores e não rasgam dinheiro

Ninguém é imune. Nem mesmo os professores doutores. Assim como no Congresso Nacional, na academia também se produzem escândalos. Simples assim: eu minto, tu te escondes, ele se finge de morto e nós fraudamos. A possível fraude, ou especificamente a acusação de plágio, aconteceu na Universidade de São Paulo (USP). Segundo a reportagem de Rafael Garcia para a "Folha de S. Paulo" (para assinantes), o fogo cruzado "envolve artigos científicos assinados pelo diretor do IF (Instituto de Física), Alejandro Szanto de Toledo". E, pasmem, o "cientista reage dizendo que colega também publicou trechos copiados de outros autores".

A imaculada ciência, quem diria, era vidro e se quebrou... Bobagem. Não há nada de novo. Apenas alguma visibilidade para as mazelas do meio científico. Aliás, coisa rara na mídia que acentua o seu fundamentalismo secularista ao não mostrar os erros, as trapalhadas e o preconceito de muitos respeitáveis doutores de plantão em nome da "ciência"; ao mesmo tempo em que procura escamotear virtudes que tenham alguma relação com o pensamento religioso.

É preciso repetir: a ciência não diz nada. Nunca disse. Quem diz alguma coisa são os cientistas e, como se vê, às vezes, os cientistas são muito pouco científicos e mentem. Ou, no mínimo, se enganam. Ao se ungirem como responsáveis por tudo o que é certo e razoável, os cientistas se tornaram intolerantes e arrogantes. Enquanto isso, a mídia acende uma vela para cada santo — ou demônio, não importa. Num dia descobre o crescimento dos evangélicos; no outro, anuncia o enterro da religião. Eles — a mídia e os cientistas — chutam os "santos", mas não rasgam dinheiro. 


Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
A violência do fundamentalismo secularista, ed. 292
Ateísmo: o novo mantra dos radicais, Prateleira, 12/2006
O fundamentalismo do professor emérito da UNICAMP, ed. 293

Leia o livro
Ciência, Intolerância e Fé, Phillip Johnson

Para receber Ultimato em casa, assine aqui.
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 180 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.