Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Cristãos em todo o mundo se unem para celebrar o Tempo da Criação 2020

Por Phelipe Reis

Imagine milhares de cristãos em todo o mundo unidos em oração e ação em torno de um único objetivo: repensar sua relação com a natureza criada por Deus e agir para protegê-la. É isso que o Tempo da Criação propõe à comunidade cristã global, um tempo de celebração, conversão e compromisso coletivo para renovar a relação com o Criador e toda a sua criação.

Com o tema “Jubileu pela Terra: Novos Ritmos, Nova Esperança”, o Tempo da Criação acontece no período de 1º de setembro a 4 de outubro. Diversos segmentos cristãos participam desta iniciativa, que no Brasil é promovida pelo movimento Renovar Nosso Mundo, como um convite para que a igreja evangélica brasileira testemunhe da fé em Jesus por meio do cuidado com a criação.

O conceito do Jubileu está enraizado na santa sabedoria da Sagrada Escritura de que deve existir um balanço justo e sustentável entre a realidade social, econômica e ecológica. Quando umas das variáveis é explorada para maximizar o crescimento de outra, todo o sistema eventualmente sofrerá. Quando uma parte da comunidade da Terra é agredida, toda a comunidade é afetada.

A coordenação disponibiliza gratuitamente o Guia de Celebração, que conta com diversas dicas para auxiliar indivíduos e comunidades a celebrarem o Tempo da Criação. Entre as sugestões, estão a realização de um momento de oração; liturgias temáticas sobre a criação; tornar o cuidado da criação um tema de pregação; fazer uma caminhada contemplativa e um exame da Terra; organizar um evento de sustentabilidade, como limpeza dos corpos d"água e plantação de árvores; adotar práticas e hábitos mais sustentáveis; participar e promover campanhas de sustentabilidade, entre outras.

>> Clique aqui e baixe gratuitamente o Guia de Celebração do Tempo da Criação 2020 << 

O Guia de Celebração, adaptado paras a igrejas evangélicas brasileiras, é fruto do trabalho de uma equipe de integrantes do movimento Renovar Nosso Mundo Brasil, que conta com colaboradores da Tearfund Brasil, Aliança de igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL), Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPI) e outros.

Outros recursos como modelos de liturgia, estudos bíblicos, cânticos e hinos temáticos, poemas, peças teatrais, cartões de oração, desafios diários e um Guia Infantil para envolver as crianças no Tempo da Criação, podem ser acessados aqui.

Saiba mais sobre o Tempo da Criação
Desde 2018, o movimento Renovar o Nosso Mundo mobiliza a igreja evangélica brasileira para participar do Tempo da Criação. A iniciativa tem sua origem vinculada ao Dia de Oração pela Criação (1º de setembro), proclamado pela Igreja Cristã Ortodoxa Oriental, em 1989. A data passou a ser adotada por outras igrejas cristãs europeias em 2001 e nos últimos anos muitas igrejas cristãs em todo o mundo começaram e se envolver na celebração.

O comitê internacional que coordena o Tempo da Criação conta com representantes de diversas igrejas e organizações cristãs, tais como Tearfund, Lausanne para o Cuidado da Criação, Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas, Aliança Anglicana, A Rocha Internacional, Federação Luterana Mundial, Conselho Mundial de Igrejas, Comunhão Anglicana para Rede Ambiental, Movimento Católico Global pelo Clima, entre outras.

Para ficar por dentro das novidades do Tempo da Criação 2020, acompanhe o movimento Renovar Nosso Mundo no Facebook e no Instagram.

Dúvidas e outras informações, entre em contato com renovarnossomundo@gmail.com.

Leia mais: 
» Renovar o Nosso Mundo convida a igreja a repensar sua relação com o meio ambiente
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 94 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.