Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Como a igreja pode apoiar pessoas idosas durante a pandemia do coronavírus

Igreja em ação
Por Phelipe Reis

As pessoas idosas formam um dos grupos que mais precisa de atenção em meio à pandemia do novo coronavírus. É o grupo que corre maior risco de desenvolver complicações em decorrência da covid-19 e a taxa de letalidade pode chegar a 15% em pessoas com mais de 80 anos. Até que seja desenvolvida uma vacina contra o coronavírus, o bem-estar, a saúde e a própria vida das pessoas idosas depende do rígido cumprimento das exigências de isolamento social.

Sem poder estar em contato próximo com outras pessoas e sem poder sair de suas casas, como fazer compras, sacar dinheiro e comprar remédios? Como estão vivendo aqueles que têm dificuldades de locomoção e algum outro tipo de limitação para fazer tarefas diárias? E mais, como manter a saúde mental em meio a estes dias tão diferentes?

Pensando nesse público, igrejas e organizações cristãs oferecem algumas dicas, materiais e recursos que podem ajudar outras comunidades e indivíduos a auxiliar pessoas idosas em suas necessidades básicas durante a pandemia. Mas é importante lembrar que antes de chegar propondo alguma ajuda é importante conversar e ouvir as necessidades da pessoa para identificar a melhor forma de ajudar.

O Portal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) oferece valiosas dicas práticas que podem orientar na melhor forma de oferecer a ajuda. Observe:
  • Faça um levantamento na comunidade de quantas pessoas idosas vivem sozinhas, sem alguma assistência regular.
  • Busque informações sobre a família, se alguém periodicamente assiste e cuida dela.
  • Tente perceber e descobrir quais são as necessidades.
  • Como ela está se alimentando. Consegue fazer limpeza? Como faz as compras? Toma remédios? Como faz para comprar? Lavação da roupa, etc.
  • Não pergunte se a pessoa idosa quer ajuda. Não imponha ajuda, ofereça!
  • Crie uma rede de apoio para pessoas idosas.
  • Normalmente elas gostam de música. Cante com eles ou leve alguém junto para cantar. Quando possível, faça uso de algum instrumento musical. Mas não vá com um grupo grande de pessoas. Duas ou três pessoas são suficientes. Não faça aglomeração. Sempre use máscara e siga todas as recomendações da secretaria municipal e estadual da saúde. Faça a apresentação na varanda ou do lado de fora, junto à janela, neste momento não entre na casa. Quinze ou vinte minutos são o suficiente para demonstrar carinho e afeição. Não abrace, beije ou encoste na pessoa.
  • Observe todas as recomendações para prevenir o coronavírus. Preservando a sua integridade e da pessoa idosa. 


A Federação das Entidades e Projetos Assistenciais (Fepas), da Convenção das Igrejas Batistas Independentes (Cibi), está promovendo a campanha Adote um Idoso. A campanha convida os jovens das igrejas e dos projetos sociais a ajudarem essas pessoas com tarefas diárias como o pagamento de uma conta, fazendo uma ligação, oferecendo um lanche na porta de suas casas, enviando uma mensagem de ânimo, entre outras iniciativas. Confira mais na página de Fepas no Facebook.


A Igreja Metodista promove uma campanha que incentiva a comunidade de fé a desenvolver ações práticas efetivas, a fim de que o isolamento social não seja sinônimo de solidão e abandono para as pessoas idosas. A campanha lista uma diversidade de ações que podem ser adotadas pelas igrejas ou individualmente. Saiba mais aqui.

A Tearfund, uma organização cristã internacional que trabalha com a promoção e defesa de direitos e desenvolvimento integral, elaborou um material específico com informações que podem ajudar igrejas locais na assistência à pessoa idosa. Entre as sugestões, está a de realizar visitas à distância ou manter contato por telefone, em conformidade com as orientações do governo. Lembrando que algumas delas podem não ter telefone: nesse caso, os membros das igrejas podem ajudar emprestando-lhes um telefone. Em locais em que é difícil o acesso à água, pessoas idosas podem precisar que alguém busque água para elas. Dessa forma, elas poderão lavar as mãos com maior frequência e manter a higiene. Outras sugestões são:
  • Entregar compras, suprimentos básicos e medicamentos;
  • Fornecer notícias e informações;
  • Oferecer apoio moral, emocional e espiritual;
  • Conversar com as pessoas idosas e falar por elas;
  • Enviar uma pessoa mais jovem de confiança para retirar a aposentadoria e outros benefícios do governo em nome de uma pessoa idosa;
  • Cultivo voluntário de terras e ajuda com a venda dos produtos cultivados;
  • Fazer doações de alimentos ou refeições caseiras e organizar uma coleta comunitária única para cobrir custos médicos e de medicamentos 
Para lembrar dos “mais velhos” a série de lives “Diálogos de Esperança” A Igreja na (pós-) pandemia oferecerá na próxima terça-feira, 4 de agosto, uma conversa com idosos e sobre os idosos: “A pandemia mostrou os idosos. A igreja está vendo?”. Para participar, acompanhe aqui.

>> Clique aqui e veja mais dicas do Portal Luteranos.

>> Saiba como elaborar um plano para pessoas com deficiência e pessoas idosas. Ele fornece algumas informações básicas sobre suas vulnerabilidades e capacidades, além de destacar alguns riscos e considerar como podemos fazer planos para mitigá-los.

>> Dicas práticas de como as igrejas podem apoiar as pessoas idosas durante a pandemia de Covid-19.

>> Saiba como apoiar as pessoas idosas espiritualmente e de forma prática para ajudá-las a ficar em casa durante a pandemia de Covid-19.

>> Confira também um documento da ONU com recomendações para uma assistência adequada às pessoas idosas durante a pandemia.

Leia mais:
» Um Brasil mais grisalho
» Experiência e esperança na velhice
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 73 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.