Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Cientistas cristãos respondem questões de fé e saúde em tempos de pandemia

Por Tábata Mori

A pandemia trouxe à tona um antigo duelo de titãs: ciência de um lado, fé de outro. Afinal, o Covid-19 é uma questão teológica ou de saúde? Pode-se dizer que uma crise de confiança generalizada, na ciência, na capacidade humana, na coisa pública e até mesmo em Deus, tem levado as pessoas a pensarem que os cristãos não podem ver tudo que tem acontecido apenas como uma questão de saúde ou apenas como uma questão de fé. Porém, sendo assunto de saúde e fé, a quem ouviremos em tempos de pandemia?

Embora não seja um árbitro a julgar as declarações científicas, a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência (ABC2) é um espaço de diálogo das ciências humanas, exatas, biológicas e tecnológicas com as comunidades cristãs. No intuito de promover esse movimento entre academia e a igreja, realiza, por exemplo, os minicursos em parceria com o Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI), em que líderes eclesiásticos encontram respostas às demandas reais de suas comunidades ao lerem a Bíblia diante do conhecimento científico, ou ainda, por meio dos 55 grupos multitemáticos, reunidos em universidades, igrejas e outros espaços, que tratam de temas sobre fé cristã e ciência.


Em tempos de pandemia, enquanto algumas organizações diminuíram o ritmo, a ABC2 teve que se adaptar para não só continuar a maioria de suas atividades, como ainda responder às novas demandas. Ana Flávia Vieira, assessora executiva da ABC2, afirma que, “de certa forma, a pandemia trouxe um olhar maior para a ciência e a ABC2 foi muito procurada, para falar nas igrejas sobre como lidar com a pandemia e a dependência de Deus.”

Os grupos presenciais, agora, on-line, também favoreceram esse diálogo. Tiago Pereira, bacharel em Ciências Biológicas e um dos coordenadores nacionais dos grupos de estudo da ABC2, diz que “durante esse tempo de isolamento, percebemos um movimento incrível de maior conexão entre líderes de todas as partes do Brasil. Agora temos membros de grupos no sul do país participando de reuniões de grupos do norte, e vice-versa. Temos grupos de diferentes cidades se unindo e fazendo reuniões conjuntas, e membros de grupos trazendo estudos em lives do outro lado do Brasil. Sem dúvida, um importante fenômeno que tem fortalecido nossas bases e reforçado nosso objetivo de criar uma verdadeira comunidade intelectual cristã”.


A crise de confiança poderia ter gerado dois grupos: os que buscam suporte mais na fé e o que buscam suporte mais na ciência. Contudo, a resposta foi uma abertura ao diálogo entre essas duas esferas da vida humana, que Ana Flávia, entende como que motivada por uma pergunta central: “A quem ouvir nesse momento de pandemia?” E a resposta tem sido: cientistas cristãos. E completa Ana, “nós entendemos nossa grande responsabilidade diante da necessidade de trazer respostas cristãs sobre as questões da pandemia e, por isso, teremos a Mini Conferência on-line ‘Cristianismo e Autoridade da Ciência’, nos dias 26 a 28 de maio."

Além da mini conferência, a ABC2 continua com os simpósios de final de semana, os seminários locais, o Lab ABC2, um programa para adolescentes e jovens coordenado pelo pastor e autor Pedro Dulci, e uma novidade dirigida pelo economista, filósofo e mestre em teologia, Marcelo Cabral, Leia um livro com a ABC2, além dos conteúdos do Nota Mundo, podcasts e lives.

Tem dúvida sobre quem ouvir em tempos de pandemia? Escolha o lado do diálogo entre ciência e fé.
Tábata Mori é jornalista, mestre em Missiologia (CEM) e missionária transcultural da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB/APMT
  • Textos publicados: 14 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.