Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Campanha encoraja igrejas a ouvirem as crianças

A Rede Mãos Dadas, com o apoio de quatro parceiros institucionais (Editora Ultimato, Compassion, Visão Mundial e Sociedade Bíblica do Brasil) preparou uma novidade para o mês de outubro, o “mês da criança”. Trata-se da Primeira Escuta Nacional Igreja Amiga da Criança.

Os 25 parceiros filiados à rede convocam as igrejas espalhadas por todo o Brasil para realizarem uma grande escuta sobre a experiência da criança em suas referidas comunidades de fé. O tema desta primeira edição é “Bons amigos sabem ouvir. Sua igreja é amiga da criança?”. A grande pergunta a ser respondida pelas crianças é: “para você, sua igreja é um ambiente no qual você encontra amizade, acolhimento, orientação e proteção?”.

A escuta deve ser realizada em qualquer programação da igreja onde o envolvimento de todas as crianças e adolescentes em idade escolar possa ser garantido. Ações de escuta levam entre uma e duas horas e podem ser planejados em qualquer dia do mês de outubro. Os resultados deverão ser compartilhados com os adultos da igreja e com a Rede Mãos Dadas que compilará os dados e organizará uma “radiografia" da situação da criança nas igrejas evangélicas do país.

O material necessário para a realização da escuta está disponível neste link. Lá você encontrará as orientações de como desenvolver, de forma lúdica e dinâmica, um evento no qual as crianças terão a oportunidade de dar uma nota para sua igreja em cinco áreas: 1) inclusão,2) escuta, 3) espaço de cura, 4) espaço de crescimento e 5) espaço de envolvimento na missão. Além dos materiais necessários para a realização da dinâmica propriamente dita, estão disponíveis no site outros subsídios como os testes “Igreja Amiga” para pastores, “Igreja Amiga” para membros e sete estudos bíblicos para a escola dominical sobre a criança no reino de Deus.

“A escuta é uma postura preventiva, curadora e protetora das crianças. Adultos, em todos os espaços comunitários, em qualquer lugar frequentado por crianças, precisam aprender a ouvir as crianças. Neste sentido a parábola dos talentos contada por Jesus pode nos ajudar. ‘Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor’ (Mt 25.21). Se formos fiéis em ouvir a criança nas pequenas coisas, também teremos o privilégio de receber dela o voto de confiança necessário para que revele a nós os seus segredos. Estes segredos podem ser ‘janelas para a alma’, nos revelando riquezas de sua vida espiritual que nos abençoarão ou podem também ser angústias e dor por situações de violência que precisam ser interrompidas”, explica Elsie Gilbert, coordenadora da campanha.

Elsie continua:

“Para quem quer aprender mais sobre o reino de Deus, escutar a criança é exercício fundamental, recomendado pelo próprio Jesus Cristo. “Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele" Mc 10.5. Só vamos compreender como uma criança recebe o reino de Deus se a ouvirmos, se a observarmos! Para quem quer proteger a criança de situações danosas, e escuta é exercício fundamental”.

“A igreja local precisa ser um espaço em que as duas coisas acontecem: desfrutamos da benção que a criança em nosso meio representa e protegemos a criança de situações nocivas ao seu bem estar. Quantas crianças deixam de realizar um sonho bom, um sonho vindo do Espírito Santo atuando em suas vidas, simplesmente porque nós, adultos, não lhes damos oportunidade? Quantas crianças passam por situações difíceis em silêncio, situações para as quais nunca buscaremos soluções simplesmente porque não tomamos conhecimento delas? Precisamos aprender a escutar as crianças!”

Bons amigos sabem ouvir. Sua igreja é amiga da criança?

MATERIAL DA CAMPANHA: Baixe aqui


Leia também
Uma Criança os Guiará 
A criança na missão de Deus
Jesus e as crianças


Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1184 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.