Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

A presença da "turma do tricô" nas igrejas protestantes

(ALC) Embora sempre estivessem presentes em atividades missionárias e de evangelização na Igreja Metodista brasileira, as mulheres foram silenciadas e ocultadas, assim como em outras igrejas protestantes do país, afirmou a pastora e professora Margarida Ribeiro, que abriu o ano letivo da Faculdade de Teologia (FaTeo) metodista, de Rudge Ramos, São Paulo.

Ottília Chaves (19XX-19XX), leiga que exerceu um importante papel na construção da Igreja Metodista no Brasil, reportava-se à “turma do tricô”, referindo-se às mulheres que ficavam sentadas nas últimas cadeiras nos espaços conciliares, fora dos limites do plenário, assistindo a decisões tomadas pelos homens, leigos e pastores.

“Hoje, sabemos que essas mulheres eram ativas na igreja e na sociedade”, frisou Margarida, que defendeu tese de doutorado focada em “Rastros e rostos de mulheres no Protestantismo brasileiro”, tema da aula magna. Professora da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Margarida coordena o programa de extensão da FaTeo.

A pesquisadora rastreou o protestantismo brasileiro em busca de fragmentos e vestígios da atuação das mulheres nas tarefas educacionais, evangelizadoras e sociais das igrejas. Ottília Chaves não ficou no anonimato, pois escreveu “O itinerário de uma vida”, livro que reúne fatos e estórias do trabalho que ela ajudou a desenvolver.

No recorte que a pesquisadora fixou para a sua análise das mulheres no metodismo no Brasil, de 1930 a 1970/71, ela descobriu que essas mulheres foram atuantes na alfabetização, na luta contra o alcoolismo, no combate de doenças, nas escolas dominicais, em orfanatos e na venda e distribuição de Bíblias e literatura evangelística (colportoras). Leia mais.

Fonte: www.alcnoticias.org  


Leia o livro
A Missão da Mulher, Paul Tournier

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.