Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Adrenalina, torcida e Jesus nos Jogos Olímpicos

Depois da Copa do Mundo em 2014, agora é hora de o Brasil sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Em um evento como esse, não vão faltar medalhas, adrenalina, torcida, tensão, choro, comemoração. E também não poderiam faltar iniciativas para anunciar o evangelho. É por isso que vários ministérios e organizações missionárias se preparam para realizar ações evangelísticas durante os dezessete dias das Olimpíadas.

Confira a seguir alguns dos projetos de evangelização que serão realizados durante os Jogos Olímpicos.

Festivais Comunitários do Atletas em Ação

Além do Rio, o Atletas em Ação estará presente em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, São Paulo, realizando o projeto Festivais Comunitários, que reúne atividades recreativas nas comunidades. A estratégia é ter os eventos como porta de entrada para a prática constante de esportes na comunidade, auxiliando as igrejas locais e oferecendo treinamento e acompanhamento a longo prazo. Eles precisam de dois voluntários por cidade para atuar na área de captação de vídeos e fotografia, e quem se dispor deve participar de um dia de evento, dedicando três horas de seu tempo.

Proteção infantil com a Bola na Rede
Outra campanha é a Bola na Rede, da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS), que realizará durante os jogos uma série de intervenções entre turistas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A meta é abordar 10 mil pessoas, através de voluntários treinados sobre os conceitos de proteção infantil. “Jesus abençoou e protegeu as crianças. Como discípulos dele, devemos fazer o mesmo. Devemos ser agentes de proteção das crianças por onde passarmos”, disse Débora Fahur, coordenadora do grupo executivo da campanha.

Evangelismo criativo com a OM
Teatro, vídeos, esportes, distribuição de água, jogos infantis, desenvolvimento de novas amizades, caminhada de oração, vídeos e muito mais para alcançar e abençoar pessoas. Estas são algumas das ações criativas da OM (Operação Mobilização) em sua campanha para os jogos olímpicos, que tem o propósito de alcançar tanto a comunidade local quanto os turistas que irão ao Rio. As equipes de trabalho estarão envolvidas nos estádios, escolas, parques e nas comunidades, e os participantes ficarão hospedados na Igreja Evangélica Batista do Engenho Novo.

MBA na tradução dos jogos
O Movimento Braços Abertos (MBA), que conta com o apoio de diversas organizações e igrejas, funciona como um catalisador para que o Corpo de Cristo esteja unido e capacitado para a proclamação do evangelho durante este grande evento esportivo. Eles oferecem treinamento e capacitação a voluntários locais e também aos que chegarão à cidade do Rio de Janeiro, vindos de outras regiões do país e de diferentes nações. Um dos treinamentos é voltado para pessoas que falam outras línguas e querem auxiliar na tradução dos jogos para outros idiomas.

Ações antes, durante e depois, com Jesus4All
Com atividades realizadas antes, durante e após os jogos, a JOCUM (Jovens com uma Missão) já começou a colocar em prática o Jesus4All Movement (Movimento Jesus Para Todos), projeto que está mobilizando igrejas e voluntários do Brasil e de outros países. Uma das estratégias prévias é realizar campanhas de evangelismo em todas as cidades por onde a tocha olímpica vai passar. Também há um relógio de oração que funcionará durante cem dias, ininterruptamente. A expectativa é de espalhar 10 mil voluntários pelas ruas do Rio de Janeiro.

União no #RioDeDeus
Pedro do Borel, Thiago Pires do Ministério Entre Jovens, Hugo Campos da PIB de Alcântara, Dudu do projeto Essa é a Hora e Cabele Ribeiro do Jovens da Verdade uniram forças para treinar voluntários da juventude carioca para realizarem evangelismo no contexto do jogos olímpicos. A ideia é mostrar que a cidade, conhecida pelo carnaval e pelas praias, tem muito mais a oferecer às pessoas que ali chegarem: o “rio de Deus”.

Evangelho aos hindus, muçulmanos e budistas no Tour of Hope
O Tour of Hope (Caravana da Esperança), organizado pela Junta de Missões Mundiais, terá como foco a evangelização de grupos específicos, como hindus, muçulmanos e budistas. As atividades vão até 18 de setembro. O Pr. Marcos Grava, coordenador do projeto, conta que o objetivo é “alcançar estrangeiros que virão ao Rio de Janeiro, atuando nas frentes que temos maior experiência: intercessão mundial e evangelização de grupos étnico-religiosos específicos”. O projeto é uma adaptação do seminário Movi.Mente, desenvolvido para capacitar as igrejas a receber e evangelizar refugiados.

Paixão pelas Crianças em todos os municípios
Com o lema "Ganhar crianças para Cristo é melhor do que ganhar medalhas de ouro", a APEC (Aliança Pró Evangelização das Crianças) realiza o projeto Paixão pelas Crianças, que tem como objetivo treinar voluntários para alcançarem as crianças através de ações específicas, realizadas em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro. Entre as ações estão evangelismo pessoal, ao ar livre, de casa em casa, nas escolas, distribuição de DVDs do filme Jesus para Crianças, palestras para pais, professores e líderes, entre outras.

Períodos intensos na Trans Nações

A ação missionária da UBLA (União Batista Latinoamericana) ocorrerá em dois períodos, a primeira fase de 02 a 08 de agosto, e a segunda entre 15 a 22 do mesmo mês. Os voluntários inscritos na Trans Nações serão divididos pela liderança local em equipes e encaminhados a diversas Igrejas Bases, locais nos quais vivenciarão dias intensivos de evangelização discipuladora nos locais de concentração para os jogos olímpicos e também nos bairros das igrejas anfitriãs.

Resgate de valores com o Jogada Perfeita
O Jogada Perfeita, ação do Ministério Pão Diário, tem como meta alcançar pessoas e conectá-las a experiências vividas por atletas olímpicos, conscientizando a comunidade em relação a questões de violência e resgate de valores como paz e relacionamentos interpessoais. Para financiar o material impresso - folders e livros com textos motivacionais diários - que será distribuído durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas, eles realizam um campanha de financiamento colaborativo. Para participar, acesse a campanha, que vai até o dia 19 de setembro.

IPB na abertura dos jogos
A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB) fará um grande evento evangelístico na abertura dos jogos olímpicos. O encontro, em 05 de agosto, será na Igreja Presbiteriana de Vila Isabel, com distribuição de material aos voluntários, capacitação e então evangelismo nos arredores do Maracanã. A IPB desafia os cariocas a abrirem suas casas aos voluntários de fora do Estado do Rio de Janeiro.

Você faz parte de uma igreja ou organização que se mobilizará para evangelizar durante os jogos? Mande sua iniciativa para nós. E se deseja participar de algum destes projetos, converse com sua liderança local e entre em contato com o respectivo ministério. Capacite-se, contribua, vá. E acima de tudo, ore!

Leia também
Por que as Olimpíadas são um momento ideal para compartilhar o evangelho?
Atletas refugiados participarão dos Jogos Olímpicos 2016
Quando o último lugar vale o ouro
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1096 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.