Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

A fé cristã pode auxiliar a recuperação de dependentes químicos?

Por Karen Bomilcar
 
Erni Walter Seibert, da Sociedade Bíblica do Brasil, integrou sua experiência na área de Teologia e Ciências da Religião na coletânea de textos Um dia de cada vez: ajuda na recuperação da dependência química, produzida a partir de seminários do projeto “Fortalecer a recuperação do dependente químico”. O autor prioriza em sua exposição os aspectos relacionados à fé cristã como auxiliares no processo de recuperação e tratamento nas diversas etapas enfrentadas por aqueles que lidam com a dependência química bem como seus agentes de suporte social. Esta coletânea de textos está dividida em 9 capítulos, apresentando a questão da fé e o papel daquele que sofre com a dependência no seu processo de recuperação, abordando aspectos diversos como o suporte comunitário da igreja e da família e a importância dos vínculos sociais, o papel da Bíblia e sua contribuição neste processo de reestruturação.
 
O autor contempla em sua reflexão a perspectiva de que não há consenso em muitos dos aspectos ligados à religiosidade e à questão da dependência química, porém reafirma os princípios de fé que são abrigados na abordagem deste tema na perspectiva cristã, promovendo assim auxílio e reflexão nesta realidade desafiadora.
 
Nos textos reunidos, há também uma clara pontuação do impacto das questões biológicas, sociais e pessoais neste processo. O autor nos relembra do papel da própria pessoa que enfrenta a dependência química em engajar-se neste processo, num constante exercício de dependência e independência para que este cuidado seja realizado e que como a própria palavra “processo” sugere, consiste em etapas e deve ser encarado como tal, apontando para o título do trabalho: “Um dia de cada vez”. 
 
O autor Erni Seibert observa: “apesar de serem conhecidas, as barreiras enfrentadas pelos dependentes no processo de recuperação nem sempre são fáceis de serem transpostas. Por isso é importante buscar, à luz da Bíblia, caminhos e soluções que propiciem o resgate integral destas pessoas”. Além do papel da própria pessoa em seu processo de recuperação, o autor dedica parte de sua abordagem para tratar dos mitos e verdades relacionados ao papel da família neste acompanhamento, abordando aspectos familiares, culturais e religiosos. Ao final de cada capítulo, encontra-se uma proposta de atividades a serem realizadas com o intuito de reflexão acerca do tema, bem como sugestões de leituras bíblicas com textos integrados a cada temática. A linguagem é clara e acessível tanto para aqueles que sofrem com as questões da dependência química quanto para aqueles que desejam promover iniciativas de auxílio na caminhada comunitária com os mesmos e suas famílias.
 
O fenômeno da dependência química deve ser lido de forma ampla e interdisciplinar, uma vez que as questões das dependências envolvem diversos fatores biopsicossociais e espirituais. Esta coletânea de textos contribui para o interesse do leitor que busca um resgate de aspectos bíblicos na reflexão da dependência química, demonstrando que a Bíblia tem um papel importante neste processo de humanização, recuperação e reinserção do ser humano, pois Deus tem trabalhado profundamente no resgate da dignidade e humanidade para que os seres humanos floresçam mesmo em meio às dificuldades e que o corpo de Cristo deve estar atento, aberto e disponível para esta caminhada conjunta.

• Karen Bomilcar trabalha como psicóloga clínica hospitalar em São Paulo, SP. É mestre em teologia e estudos interdisciplinares – Regent College/UBC (Canadá).

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.