Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

10 medidas para prevenir o coronavírus

Por Médicos de Cristo
 
Em meio às preocupações atuais devido à infecção pelo novo coronavírus, sugerimos 10 medidas a serem adotadas tanto no ambiente congregacional quanto nos meios sociais:
 
1. Mantenha o vírus fora do seu corpo. O coronavírus (Sars-Cov-2) e outros germes entram em nosso corpo através das mãos, quando tocamos as mucosas. Evite tocar seus olhos, nariz ou boca e higienize suas mãos frequentemente.
 
2. A higiene das mãos é essencial para limitar a propagação do novo coronavírus e outros vírus. O álcool em gel é uma boa alternativa quando pia e sabão não estão disponíveis. Podem ser disponibilizados dispensadores de álcool em gel na entrada dos templos para que possam ser utilizados tanto na chegada quanto na saída. O aperto de mãos pode ser uma forma de compartilhar germes, portanto, evite. Um sorriso ou uma leve inclinação da cabeça pode substitui-lo. Lembre-se de que o álcool em gel é inflamável até secar.
 
3. Prepare-se, caso fique doente e precise ficar em casa por mais ou menos uma semana. Suprimento de alimentos, antitérmicos, lenços descartáveis e outros itens relacionados podem ser úteis de modo a evitar a necessidade de transitar em público enquanto estiver doente, podendo transmitir a virose.
 
4. Vacine-se contra a gripe (influenza), se estiver no grupo indicado. A vacina da gripe não protege contra o coronavírus, mas já pode excluir um diagnóstico diferencial importante. Os pastores e líderes têm responsabilidades em cuidar dos outros e também precisam se vacinar. A campanha de vacinação contra a Influenza deste ano começa dia 23 de março. 

5. As comunidades devem se preocupar com práticas de higiene. Isso inclui manipulação de alimentos, limpeza e higienização de banheiros, cozinhas e áreas para crianças. Se sua igreja usa um cálice comum para a comunhão, você deve pensar bastante sobre isso. Meios alternativos para comungar devem estar disponíveis para limitar a exposição a germes.

6. É importante que as igrejas discutam o efeito que uma epidemia poderia ter sobre a comunidade. Quem substituirá as pessoas chave se ficarem doentes? Se grandes reuniões, como os cultos da igreja, não puderem acontecer, como a igreja poderá manter contato com seus membros? Vocês têm uma lista de e-mail? Culto on-line? Pode ser útil verificar com as autoridades da cidade (bombeiros, polícia e prefeitura) se os edifícios da igreja podem ser utilizados como parte de uma resposta a desastres.
 
7. Todos devem se cuidar. Fortalecer o seu sistema imunológico é a melhor defesa. Isso inclui dieta adequada, descanso e atividade física regular.
 
8. Fique em casa quando estiver doente. Não compartilhe seus germes desnecessariamente. Se você estiver com uma doença semelhante à gripe, fique em casa por pelo menos 24 horas após o término da febre, exceto para obter assistência médica ou outras necessidades. Evite compartilhar toalhas de rostos, copos, pratos e talheres. Da mesma forma, evite estar com pessoas doentes, se possível. Pratique a boa "etiqueta da tosse", tossindo ou espirrando em um lenço de papel, jogando-o fora ou tossindo na dobra do seu cotovelo em vez de em suas mãos. Use máscara se apresentar sintomas respiratórios para não transmitir aos familiares e/ou precisar sair de casa.
 
9. Se você ficar doente e apresentar algum dos seguintes sinais de alerta, procure atendimento médico de emergência: febre, falta de ar, redução do nível de consciência, dificuldade de se alimentar. 
 
10. Mantenha-se informado! No site do Ministério da Saúde você encontra as principais orientações sobre o coronavírus.
 
Dr. Marcos Davi Gomes de Sousa
Médico Infectologista
Vice Coordenador do GT Nacional Estudantil do Médicos de Cristo
 
Dra. Tássia Milenna Oliveira de Souza
Médica Otorrinolaringologista
Presidente do Médicos de Cristo

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.