Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Vítimas de uma sociedade permeada pelo ódio

Massacrados pela cultura do ódio e da vingança!
Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte – PR 13/03/2019

Após o ataque a escola pública que deixou dez e deixou outros dez mortos, volta o debate sobre armamento, bullying, jogos violentos no vídeo game, educação familiar, política educacional, o portão de uma escola deve estar sempre fechado, deve haver policiais nas escolas, ... Esses e muitos outros debates irão continuar e para minha grande frustração e tristeza, tragédia dessa natureza e magnitude não foi a primeira nem será a última. Nesse momento, haja visto os atiradores terem morrido, a polícia busca a real motivação dessa tragédia.

Há palavras para esse momento? Pelos familiares, tanto das vítimas, quanto dos familiares dos atiradores, estarei orando pelo consolo e força que vem de Deus em seu Filho Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. Por mais que o episódio seja lastimável e aterrador – é um momento em que precisamos refletir. E a reflexão nos é oferecida pelo mesmo Deus que estará dando forças e consolo para os familiares de todas essas famílias que estão sofrendo.

Deus, após ter libertado seu povo, deu ao mesmo dez mandamentos. O objetivo principal dos mandamentos é a pessoa do próximo. Tanto que sete dos dez mandamentos estão destinados a minha vida em liberdade com meu próximo. E após colocar as autoridades, o pai e mãe, acima de todos e abaixo só de Deus, o mandamento de Deus trata com respeito à vida.

Não matarás é um mandamento que tem como causa e necessidade o fato de Deus saber quão mau o mundo é (Gn 8.21) e quanta desgraça existe nesta vida. Por isso, já no ato da criação ressaltou ao homem e a mulher: "De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres certamente morrerás" (Gn 2.16-17).

O fato real é que vivemos em meio a muita gente que nos molesta, de modo que acabamos tendo motivo para sermos hostis e até buscarmos vingança. Assim, por incitamento do próprio diabo que quer nos destruir, passamos a ter muitos inimigos que não consentem bem algum, quer material, quer espiritual. Dessa forma, ao se deparar com tais pessoas, cheios de raiva e ódio a pessoas está cheia e desejosa de vingança e a consequência final é calamidade e homicídio.

Por esse motivo, Deus como um pai amoroso se antecipa a tudo isso e ao dizer não matarás visa mediar e apartar os contendores, a fim de que não se origine desgraça e que um não liquide o outro. Claro que aqui cabe outra reflexão. Esse mandamento só é reconhecido por quem reconhece a Deus. Em meio a um panteão de deuses, muitas pessoas não reconhecem esse mandamento, por não reconhecer Deus com seu Deus. O Deus da vida, que deu a vida do seu Filho para que o pecador viva eternamente, ao dar o mandamento não matarás, deseja que cada um esteja protegido, livre de perseguição e tranquilo quanto a maldade e violência dos demais. Deus quer que este mandamento envolva o próximo como muro, fortaleza e asilo sagrado.

Ao proibir matar, Deus está proibindo, todas as causas que possam dar origem ao homicídio. O que faz alguém matar o outro, assim como está se buscando a motivação desses dois atiradores na escola em Suzano? O problema é que muitos, mesmo que não matem com as mãos, proferem, contudo, mentiras e rogam pragas, que leva a ira e a discórdia e finalmente ao homicídio. As pessoas não suportam injúrias de outros. Como se diz por aí, as pessoas não aceitam e não querem levar desaforo para casa.

Não matarás é um alerta de Deus, com desejo de afastar a raiz e a fonte do homicídio. Deixe com Deus a injustiça que você estiver sofrendo (1Pe 5.7).
Não matarás é uma proposta de Deus em serenar a raiva e a ira contra o próximo e ter um coração manso e paciente, em especial com aqueles que temos motivos para nos irar e vingar.

A real intenção de Deus com o quinto mandamento é que ninguém venha a sofrer nenhum dano no corpo e na vida. Deus deseja que demonstremos amor ao próximo, mesmo quando temos motivos para nos vingar. Ao dizer não matarás o propósito de Deus é sufocar em nós o desejo de nos vingarmos. Para isso, precisamos buscar incutir em nós mesmos e naqueles que nos cercam uma postura de perdão, respeito e valorização a vida. Afinal, o Deus que eu adoro é o Deus da vida.
Querência Do Norte - PR
Textos publicados: 2 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.