Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um meio ambiente com propósitos - V

Temos visto nos últimos dias, diversos acontecimentos nas mais variadas esferas, social, econômicos, religiosos, familiares e mais especificamente ambientais ou naturais.

Para as outras areas, temos soluções práticas, mais as causas ambientais, tem sido tema de vários debates, soluções a curto, médio e longo prazo tem sido discutidos e estudados, visando minimizar ou estagnar a problemática global. Entendo que há a necessidade de encontrarmos mais soluções, entretanto, precisamos:

- sair da teoria para prática;
- deixar de investir milhões na salvação de espécies raras;
- investir em educação, saneamento básico, alimentação e moradias de qualidade;
- nos preocupar com a reciclagem;
- o uso indevido e/ou inconsciente da água;
- e finalmente, investir em educação também ambiental.

Tenho acompanhado a alguns anos, as mudanças e transformações pelos quais o mundo e a sociedade, vem passando, assistimos pelos meios de comunicação (internet, tv, rádio, jornais, revistas etc) os desastres naturais sem tamanho, que vem ocorrendo no mundo e achamos que nada temos ou podemos fazer. Alguém disse certa vez, que o homem é fruto do meio, se isso é verdade, precisamos pensar como temos educado nossos filhos e alunos de escolas, o que temos demonstrado com nossos atos e atitudes, de que forma temo nos manifestado contra tudo isso, de forma pacífica e racional.

Impossível, escrever essas linhas sem pensar no ocorrido no Japão, terremotos, tsunamis, fome, desespero, revolta, lágrimas, temores, desilusões etc. Um país detentor de um padrão tecnológico e cultural, sem igual, sobrevivente de várias catástrofes, exemplo de superação, mais precisamos entender que lutamos contra algo, fora do nosso alcance ou saber, buscamos soluções puramente humanas, baseadas em matemática ou algo parecido, deixamos de lado os nossos sentimentos e vislumbramos somente o sucesso, o enriquecimento, a fama. Vemos a necessidade, de olharmos para tudo isso com um olhar de fé, com um olhar espiritual, com um olhar racional, com um olhar divino – de Deus.

Parabenizo a CNBB, por publicar um documento relevante quanto a questão ambiental (mudanças climáticas), todos os segmentos, inclusive os religiosos tem se preocupado com essa questão, não podemos simplesmente, ficar de braços cruzados, ou proclamar que nada podemos fazer. Devemos ser propagadores de práticas conscientes na questão ambiental, precisamos ter esta disciplina como obrigatória em escolas, igrejas e instituições, precisamos crer numa mudança de pensamento, por parte da população, não podemos querer discutir mudança climática, com pessoas, que tem goteiras dentro de uma casa de madeira, não podemos tirar alguém do lixão, se sua família não tem emprego, não podemos desapropriar areas em prol do desenvolvimento somente e deixando famílias inteiras sem sustento, não podemos ser teóricos ou burocráticos demais, com situações que exigem ações reais, não podemos tentar solucionar tudo, sem buscar em Deus o entendimento, a esperança, a justiça, o amor, o comprometimento, a transformação.

Busquemos mais a ajuda do alto, do que a alto ajuda e teremos um novo horizonte em nossas vidas, uma nova perspectiva não só com as questões ambientais, mais com o mundo em geral. Que Deus nos abençoe.
Fervedouro - MG
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.