Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso

Aqui na minha cidade há uma praça muito bonita e está especialmente adornada para o Natal, há muitas luzes, estrelas, magos e anjos e muitas bancas vendendo varias coisas, e escondido num recanto, um pequeno presépio quase invisível diante de todo o resto. Ao ver tudo isto concluir que a razão principal da celebração do Natal fora substituída pela causa do emprego, do comercio e do bem estar das pessoas.

O incrível é que em Lucas capitulo 2 do verso 21 ao 35 temos um exemplo de que é possível celebrar o verdadeiro sentido do Natal sem suntuosos ornamentos, anjos, luzes e etc. Um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel viveu o verdadeiro sentido do Natal sem o céu está aberto para anjos cantarem, sem uma estrela para guiar a noite, de fato, foi algo que passou despercebido da maioria das pessoas, mas para Simeão foi o momento áureo de sua vida.

O verdadeiro sentido do Natal está em ver as antigas promessas de Deus se cumprir, "e que esperava a consolação de Israel" (Lucas 2:25). Ele era um homem de idade, mas o Senhor lhe foi generoso, lhe aumentou os dias de vida ao prazo de não perder o cumprimento da promessa, ao que Deus lhe acrescentou que veria o Cristo, o salvador. Que presente Simeão recebeu! Foi além das expectativas, pois ele não somente viu o Salvador, mas também se regozijou em segura-lo em seus braços.

Simeão viu que no Natal a salvação pela graça torna-se realidade. Ele sabe que não passa de mais um pecador, todavia, ele é chamado de homem justo e piedoso, o mesmo pode ser dito de José e Maria, pais físicos de Jesus, onde ambos caminharam para o templo, contudo, por razões diferentes. José e Maria para se purificarem conforme o costume da lei, já Simeão foi guiado pelo Espírito. Veja, enquanto os pais de Jesus caminhavam para o templo, a fim de fazer um sacrifício para se purificarem, com duas rolinhas, que era a oferta dos pobres, já que não tinha um cordeiro para oferecer, não perceberam que estava em seus braços o verdadeiro cordeiro, que todo o pecador necessita para sacrificar em seu lugar. Não foi uma coincidência deste encontro ocorrer no templo. Tudo ali já prefigurava a substituição do pecador pelo inocente. Simeão viu isto e creu que o perdão dos pecados se daria pelo sacrifício do Cristo de Deus.

Ele também proferiu que os salvos teriam uma marca mais profunda do que o povo judeu tem na carne, a circuncisão, a marca da aliança com Deus. Se a circuncisão era a marca física da antiga aliança para identificar quem era o povo de Deus, agora na nova aliança há uma marca maior e mais profunda "uma espada atravessará a sua alma"(Lc 2:3) e não somente a sua carne. Isto foi dito a Maria, mas todo salvo necessita ser marcado na alma para se reconhecer e ser reconhecido como parte do verdadeiro povo de Deus na nova aliança.

Cabe-nos uma reflexão! Ate se pode celebrar o Natal com ou sem ornamentos, luzes e festa, mas nunca sem glorificar a Deus pela chegada do Cristo.
Parnamirim - RN
Textos publicados: 10 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.