Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Um coração contrito e agradecido

Tripas / tri-Paz - 35:

CONTRIÇÕES e CONFISSÕES, e CONJUGAÇÕES:

- O artigo da autora em epígrafe me oportuniza a escrever o seguinte. 

1- CONTRIÇÃO antes de CONFISSÃO: Contrição é o sentimento de tristeza pelo pecado, confissão é a ação de – reconhecendo o erro e estando triste por ele – pedir perdão a Deus. A contrição deve vir antes e mover tal confissão. Se me permitirem, compartilho que, na denominação da qual sou parte – Igreja Presbiteriana do Brasil –, em muitas de suas igrejas locais, é praticada u´a liturgia clássica, que começa com a adoração – reconhecimento do Ser do Deus Santo –, e, depois, parte para a confissão – reconhecimento do ser do homem pecador (no caso o que ora!). E, só depois disso tudo, vem a gratidão (enquanto a adoração é o reconhecimento do Ser de Deus, a gratidão é o agradecimento pelo fazer; aquela é engrandecimento, esta, agradecimento). Mas, a partir dos Princípios de Liturgia da denominação supracitada, nos artigos 7 e 8, pode-se fazer u´a ordem de culto mais enxuta, que mostra que a adoração é através da confissão de pecados, desta partindo outras partes do culto. Vê-se que o culto de adoração não só tem de ter confissão, mas-MAIS, esta abre e até é um elemento diretor do culto.

2- CONFISSÃO através de CONSOLIDAÇÃO: A Confissão de pecados é diferente da confissão ou afirmação de fé. Isso tem levado muitos a se equivocarem, quando vão interpretar, incluso, Mt 10.32,33 (confessar aí é afirmar a fé, não confessar pecados) e a prepararam a liturgia. Já vi, até em congresso federativo (presbiterial), alguém usar o hino, cujo coro é “Faze forte em confessar / A ti, Jesus, Senhor! [...]” (letra 157 do hinário Novo Cântico) para o momento de confissão de pecados, quando esse confessar é uma afirmação de fé. Precisamos estar atentos ao vocabulário bíblico, eclesial-eclesiástico e litúrgico... De vez em quando há mancadas com a terminologia. Aliás, muitas vezes os problemas teológicos são problemas terminológicos. Resolvendo-se estes, resolve-se aqueles. E, quando, num culto, a gente tem adoração e confissão (de pecados), logo, gratidão a Deus pelo perdão e por outras bênçãos, chegamos a ponto da afirmação da fé, da qual a pregação é o principal (para ajudar o crente a fazer tal afirmação no dia-a-dia, dia a dia!), parte essa chamada de edificação ou consolidação!!!

3- CONSAGRAÇÃO após a CONSOLIDAÇÃO: Quando o culto começa com a adoração, passa pela confissão e gratidão, e chega à edificação, deve levar à dedicação ou consagração, que é a parte depois da edificação, especifica e especialmente depois da pregação. Vejo que até seminarista, no sermão e liturgia de prova, o bacharel em Teologia pleiteando a licenciatura, e o licenciado que dirige o culto e prega como prova antes da ordenação, até eles, e, até mesmo, grandes-igrejas-grandes do Brasil, omitem essa parte da liturgia, o que empobrece o culto, pois, além da pregação ser um apelo ao coração, essa parte de manifestação de dedicação ou consagração a Deus é a expressão a Deus do ouvinte da pregação, que é o que deve objetivar, além da glória de Deus, a pregação.

- Portanto, o artigo que li me levou até aqui.

Fazendo das tripas coração, daí...

Tripas com tri-Paz.
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.