Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Tipos e Antítipos

Eva, primeiro tipo para Igreja; parte de Adão, pois saiu dele; possui a mesma vida e natureza, tem a mesma imagem e forma: é o complemento de Adão. Eva representa a produção (geração) e a natureza (origem) da Igreja. Não é sem propósito que Paulo chama Cristo de Adão (1Co 15:45), último Adão, que dá Vida ao Novo Homem, seu complemento.

Rebeca, outro tipo para Igreja: é a escolhida, chamada e retirada do mundo (da esfera, ambiente onde vivia). Nota-se a escolha e chamamento do Pai e o guiar do Espírito Santo nas figuras de Abraão e o seu servo Eliezer.

Zípora retrata a Igreja no deserto, companheira, seguindo seu marido. Rute retrata a Igreja na Redenção. Abigail tipifica a Igreja guerreira que discerne o arranjo divino. Que quadros maravilhosos!

Cântico dos Cânticos é um retrato do relacionamento entre Cristo e a sua noiva; o amor entre o rei e a camponesa. Ao longo do romance a amada adquire maturidade e passa a ser chamada pelo mesmo nome do amado.

Os profetas Isaias (54:5-6) e Jeremias (2:2; 31:3) retratam o amor íntimo entre um homem e uma mulher. Porque a Biblia é um romance! Se cada cristão buscasse o percurso de Deus, desde a primeira "dica" de Moisés até a revelação máxima de João (Ap 22:17), milhares mudariam o comportamento com relação à Igreja.

João Batista anunciou o Noivo (Jo 3:29). interessante que isto está incluso num capítulo que aborda a regeneração. Não é coincidencia, pois o próprio Jesus referiu-se a Si mesmo como o Noivo (Mt 9:15).

Porém, embora haja toda essa clareza sobre a vida e natureza da Igreja, a cristandade insiste em transmuta-la, dando-lhe outra Certidão de Nascimento. Devido a isso ela é o procedimento divino para se ter os vencedores (Ap 2 e 3), o seu remanescente. Mas, afinal, Vencedores de quê, do quê ou de quem? Mateus 22:2-14 tem uma das respostas.
Goiânia - GO
Textos publicados: 74 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.