Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Reino, mundo e Igreja (parte 1)

REINO
O Reino de Deus é a finalidade última de toda criação, onde esse reino é revelado em Jesus Cristo e através de Cristo, em que é inaugurado por ele com a sua morte e ressurreição, mas que será consumado com a sua volta. Já temos os sinais do Reino de Deus na terra, mas não em sua plenitude, cuja expressão está descrita em Mt 6.9-19:.. "Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha a nós o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu"... O reino de Deus na terra é o ambiente onde a vontade de Deus é feita. Onde quer que a vontade de Deus é feita, aí o reino de Deus está sinalizado: Crianças maltratadas e passando fome, não tem reino de Deus nisso; violência doméstica, não tem reino de Deus aí; milhares de pessoas no mundo desempregadas passando fome, isso não representa o reino de Deus; meio ambiente sendo destruído, também não está sendo sinalizado o reino de Deus aí.

Ao contrário disso, onde quer que a vontade de Deus esteja sendo observada, levada em consideração para melhores ações e atitudes, o reino de Deus está manifestado. Por isso a melhor definição seria o reinado de Deus, e não o reino de Deus, porque em qualquer situação em que a vontade de Deus está sendo realizada ou observada, Deus estará reinando.

MUNDO
Já o mundo, na definição bíblica representa 3 situações:
1. Mundo como um lugar geográfico, planeta terra, estrutura física: Do senhor é a terra e a sua plenitude. O mundo e aqueles que nele habitam.

2. Mundo como sistema, estrutura social, econômica e política: é a maneira como as sociedades estão organizadas. Quando a bíblia diz "não ameis o mundo", é desse sistema anti reino de Deus que ela está falando. Dessas estruturas organizacionais onde a vontade de Deus não é feita ou não é a finalidade.

3. Mundo como humanidade, pessoa, seres humanos: Quando a bíblia fala "Deus amou o mundo", não está falando de amar o sistema anti reino, ou o mundo como estrutura física, mas de pessoas.

Quando Paulo fala de "não vos conformeis com este mundo", não tomem a forma deste mundo, não se deixem moldar por este mundo, ele está falando do mundo sistema.

IGREJA
A Igreja é a parte do mundo humanidade, de pessoas que acolheram a convocação de Jesus para implantar o reino de Deus na terra, e que se coloca no mundo lugar em oposição a todo o mundo sistema anti reino de Deus. Acontece que essa igreja, ao longo dos tempos foi perdendo a sua identidade e passou a pregar um evangelho desfocado da sua verdadeira missão na terra. Ou seja, ela sempre pregou que as pessoas precisavam somente aceitar a Jesus para ir para o céu, e não ir para o inferno quando morresse. Mas ela não tinha uma resposta satisfatória para o que deveríamos fazer nesse intervalo da nossa vida entre o nascer e o morrer, como nos posicionarmos no mundo, porque para ela tudo que existe no mundo é do diabo, como: arte, teatro, faculdade, lazer, formação profissional, construir patrimônio, entre outras milhares de coisas, onde o eu de Deus é somente a igreja.

Do ponto de vista desse modelo de igreja, o trabalho sempre foi um mal necessário, portanto, suas orientações ficaram limitadas ao cristão ter que trabalhar no mundo do diabo em busca do seu sustento e mantimento do templo, e o resto do tempo deveria se ocupar das coisas de Deus, que para essas lideranças, são as coisas da igreja, da religião. No máximo, o que um cristão deveria fazer no mundo além de trabalhar, era convencer as pessoas a abandonarem o mundo e virem para a igreja fazer as coisas de Deus. No entanto, o projeto de Jesus e sua finalidade de vir a este mundo, não foi implantar uma igreja, mas inaugurar o reino de Deus na terra. Ele não veio anunciar a igreja, mas anunciar o reino de Deus: arrependam-se e creiam, que o reino de Deus chegou (Mt 3.2, 4.17), é chegado o reino dos céus (Mt 10.7), o reino de Deus chegou até vós (Lc 10.9), o reino de Deus está no meio de vós (Lc 17.21).

É por isso que Jesus pede que as pessoas lhe sigam, e que venham se colocar sob o reinado de Deus, para promover libertação dos cativos, em todos os sentidos (física, emocional, psíquica, espiritual, social, política, econômica, mental), desde libertar os oprimidos a dar vista aos cegos, fazendo-os enxergar o verdadeiro caminho do evangelho (Lc 4.18). Porque existe o mundo sistema anti reino que age em função do maligno (o mundo jaz o maligno 1Jo 5.19), que está montado para manter o ser humano cativo aquém da plenitude da sua humanidade. E Jesus veio para destruir este sistema no fim de todas as coisas, mas que por enquanto, nos convida a se juntar a ele nessa ação de resgatar as pessoas que queiram sair deste mundo opressor que será destruído em breve.
Não devemos esquecer que quando Deus nos criou, ele não disse: crescei, multiplicai, povoem a terra e construam templos e igrejas por onde quer que vocês forem. Ele disse: sede fecundos, crescei, multiplicai, dominai sobre tudo e "cuidai da terra".

Este artigo será finalizado na parte 2.
Manaus - AM
Textos publicados: 38 [ver]
Site: http://registrocientifico.blogspot.com/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.