Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Reino, mundo e igreja - Parte 2 (final)

Continuação da parte 1...

Resumindo, Ele nos criou e nos responsabilizou pela sua criação. O que nós chamamos de igreja, com templo, com liturgia, com clero, com doutrina, com dia de encontros para celebrar e adorar a Deus, já é uma distorção do que Jesus pensava ser a igreja. Porque para ele, a igreja é composta por todas as pessoas que se comprometem com o reino de Deus e que por questão organizacional humana se agrupam em comunidades.

Sendo que as pessoas que se comprometem com o reino de Deus, automaticamente, se descompatibilizam com tudo que é anti reino de Deus no mundo, ou no mínimo criam estranhamento com o que não condiz com o reino de Deus. Dentro desse contexto, quando Jesus pensou em igreja, ele não pensou somente em uma evasão de pessoas do mundo para o seu reino, mas de uma situação de confronto e conflito, é por isso que ele fala em Mt 10.34-39 "não penseis que vim trazer paz à terra, mas a espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra" e assim por diante. Um conflito entre a luz e as trevas, entre reino e anti reino, ele não imaginava um povo como igreja confinado em um lugar, mas livre no mundo, daí a sua oração "eu não peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal…Mt 17.15-23".

É por isso que não é correto a máxima da igreja, que diz: Deus, igreja e povo, mas sim, Deus, povo e igreja, porque só faz sentido ter uma igreja, se ela se legitimar estando a serviço de um povo, que está a serviço do reino de Deus. Fazendo uma análise mais profunda sobre os países em que as igrejas cristãs estão desaparecendo, não quer dizer que eles estão rechaçando o cristianismo, porque esse, homem nenhum conseguirá destruir, mas estão rechaçando a religião cristã institucional. Porque tendo em vista tantas mazelas em nome de Deus geradas pelas instituições religiosas mundo afora, faz com que um dos maiores inimigos do reino de Deus no mundo de hoje seja o cristianismo institucionalizado.

É como se precisássemos "libertar Jesus" do aprisionamento que o cristianismo institucionalizado impôs sobre ele, confinando-o a um templo, a uma categoria de pessoas, a uma estrutura hierárquica, a uma lógica moral, a um tipo de ritual, e que enquanto isso, a floresta está sendo desmatada, o meio ambiente está sendo destruído, crianças no mundo inteiro passando fome, a violência social só aumentando, as guerras se multiplicando, e os religiosos cristãos fazendo templos e igrejas, convidando as pessoas para se tornarem cristãs.

É por isso que muitas pessoas não querem ser cristãs, porque pensam que ser cristão é ocupar o seu tempo de um domingo de sol pela manhã dentro de uma igreja. E a culpa por esse pensamento é da própria igreja, que em dois mil anos de cristianismo deixou que as pessoas entendessem que ser cristão é frequentar um templo, deixando o mundo entregue ao anti reino de Deus e suas concupiscências. Enquanto que ser um verdadeiro cristão e seguir a Jesus é se colocar em seus passos de compromissos com o reinado de Deus, ou seja, nos comprometermos a viver na mundo, promovendo a vontade de Deus, para que ela seja feita, assim na terra como no céu.

Referência:
Kivitz, E.R. Teólogo, Escritor e Pastor da IBAB - Igreja Batista de Água Branca. 2023.
Manaus - AM
Textos publicados: 38 [ver]
Site: http://registrocientifico.blogspot.com/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.