Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Por que o domingo?

O cristianismo é composto por promessas, convicções e certezas. Porém, no dia a dia, o cristão é, muitas vezes, atacado por dúvidas sobre procedimentos, sentimentos e até mesmo sobre dias. Uma dessas indagações que nos vêm a mente é: Por que os cristãos guardam o domingo?

Algumas razões:

* Porque o Sábado significa apenas um dia de descanso. A palavra sábado, na Bíblia, vem da palavra hebraica shabbath, que significa repouso, descanso, ou seja, expressa a ideia de separação de um dia para Deus. Tal dia irá variar de acordo com o calendário utilizado e suas modificações. Em português o sétimo dia da semana chama-se Sábado, mas isso não ocorre em outras línguas, como o alemão (Sonnabend – véspera do sol, ou Samstag – dia de Saturno); francês (Samedi – dia de Saturno); ou o inglês (Saturday – dia de Saturno). Assim, apesar da coincidência da língua portuguesa, o shabbat e o sábado não possuem o mesmo significado. Além disso, o sentido moral do dia do sábado é apenas um dia para descanso, e a parte cerimonial é um dia fixo para descanso. O sentido moral não deixou de existir, somente o dia fixo (Mt 12:5-8 e Jo 7:21-24), com a lei cerimonial do velho pacto (Hb 8:6-13).

* Porque o objetivo final da Lei é Jesus e não o Sábado. Jesus é o objetivo final da Lei e dos mandamentos (Rm 10:4; Ef 2:15; 2 Co 3:13-14). E Jesus foi perseguido pelos judeus por violar o Sábado (Jo 5:16-18 e Mc 2:23-28). Em Cl 2:16-17, Paulo mostra que o aspecto do sétimo dia era apenas uma sombra do que haveria de vir, não devendo ser ponto de julgamento de um cristão sobre outro.

* Porque no Domingo ocorreram os principais eventos cristãos. No Domingo: * Jesus ressuscitou (Mt 28:1-10; Mc 16:1-10; Lc 24:1-12; Jo 20:1-18). * Jesus apareceu aos discípulos (Lc 24:13-35; Jo 20:19,26). * O Espírito Santo desceu sobre a Igreja no dia de Pentecostes, que era um domingo (Lv 23:15-16), onde houve a 1ª pregação sobre a morte e ressurreição de Jesus (At 2:14) com 3.000 convertidos. * Jesus apareceu a João, em Patmos (Ap 1:10).

* Porque o Domingo era guardado pela Igreja Primitiva. Os cristãos do Novo Testamento (NT) guardavam o domingo (At 20:7). Paulo instruiu aos crentes para trazerem as suas contribuições em favor dos pobres no 1º dia da semana - o que supõe um culto realizado naquele dia (1 Co 16:1-4). No NT, o Domingo é chamado de Dia do Senhor (Ap 1:10), o qual os apóstolos e discípulos, após a ressurreição de Jesus, passaram a guardar, como João. Em Ap 1:10, o grego “Kyriaké heméra” é em latim “Dominica dies”, que significa, em português, Domingo (dia do Senhor).

* Porque o Domingo era guardado pelos “pais” da Igreja. Os escritos da igreja primitiva confirmam que a Igreja Cristã guardava o Domingo, assim como seus líderes: * Barnabé: "De maneira que nós observamos o domingo com regozijo, o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos". * Justino Mártir: "Mas o domingo é o dia em que todos temos nossa reunião comum, porque é o 1º dia da semana, e Jesus Cristo, nosso Salvador, neste mesmo dia ressuscitou da morte". * Inácio: "Todo aquele que ama a Cristo, celebra o Dia do Senhor, consagrado à ressurreição de Cristo como o principal de todos os dias, não guardando os sábados, mas vivendo de acordo com o Dia do Senhor, no qual nossa vida se levantou outra vez por meio dele e de sua morte". * Vitorino: "No Dia do Senhor acudimos para tomar nosso pão com ações de graça, para que não se creia que observamos o sábado com os judeus, o qual Cristo mesmo, o senhor do sábado, aboliu em seu corpo".

"Mas agora, conhecendo a Deus, ou antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco" (Gl 4:9-11).

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festas, ou de lua nova, ou de sábados. Estas coisas são sombras das coisas futuras; a realidade, porém, encontra-se em Cristo" (Cl 2:16-17).

Estas são algumas razões pelas quais os cristãos guardam o Domingo.
Ponta Grossa - PR
Textos publicados: 5 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.