Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os seguidores de Batista

João Batista foi o primeiro ministro do Novo Testamento. Seu ministério pôs fim à velha criação e suas ordenanças; fim à todas as práticas da velha religião e sua cultura. A essência intrínseca da benção pactuada com Abraão estava sendo proclamada no deserto árido do judaísmo: o Cordeiro criador da Vida (At 3:15) e Espírito Vivificante (Gl 3:14; 1Co 15:45).

Deus não finaliza algo sem propósito. Jesus, batizado por João Batista, "entrou" no ministério do sacerdote que não era paramentado como tal e sequer frequentava os turnos do templo. O ministério de João levou a um novo começo: o ministério do Senhor Jesus: o homem perfeito, que a partir do evento no Calvário produziu a Nova Criação.

Obviamente temos a percepção que a humanidade de Jesus fazia parte da velha criação. Como um homem genuíno foi necessário passar pelo processo da morte, ressurreição e ascensão. Como O Cristo, o Homem maravilhoso, ressurreto e ascendente gerou a Sua amada Igreja, o procedimento para que Deus alcance seu eterno propósito.

Outro João, que não era sacerdote, clarificou: a Palavra de Deus se tornou "carne". Carne, nesse sentido, é a humanidade que em Adão se fartou do fruto da Arvore do Conhecimento. Paulo, em Romanos 8:3, traduz o que Moisés mencionou sobre carne em Gênesis 6:3. Jesus teve a "semelhança" da queda para que, como o Primogênito dos mortos, aniquilasse aquele que tinha o império da morte (Hb 2:14), aquele que "mortifica" o espírito humano.

João Batista deveria ter acabado com seu grupo de seguidores, pois além de rivalizar com o ministério de Jesus, se juntou com os fariseus (Mc 2:18). Esse é o mal maior da religiosidade: se a "obra dos homens" rivalizou com o próprio Deus encarnado, hoje, com milhares de ministérios antagônicos, seria diferente?

Na Palavra de Deus o importante não é como se começa, mas como se termina. João Batista foi degolado e seus seguidores, dispersados. O Senhor Jesus, garantiu que ele estará no Reino Milenar, como um dos vencedores (Mt 11:11), mas não mencionou seus seguidores. Fica o alerta: João proclamou "...Ele cresça e que eu diminua..." mas parece deixar dúvidas se estava claro quanto ao que disse em João 3:29,30.

A história se repete: não bastasse as controversas teologias, ainda há cristãos que insistem cultivar, alimentar e estimular o ministério do Antigo Testamento. Ele é um rico e salutar celeiro de figuras e tipos, mas todos os símbolos e ilustrações já foram e estão sendo cumpridos no ministério do Novo Testamento, e apontam para Cristo e a Igreja.
Goiânia - GO
Textos publicados: 133 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.