Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Que a Bíblia Fala Sobre a Alma e o Espírito

Obs.:Confira as referências

INTRODUÇÃO

No decorrer deste artigo, serão explanados alguns argumentos a respeito da alma e do espírito, que por sinal, é um assunto muito debatido e pouco entendido por muitos. Por isso, tentarei de uma forma mais popular, mas não menos séria, expor também a minha opinião baseado nas referências bíblicas que muitas vezes não são bem observadas. Onde do meu ponto de vista, toda alma precisa de um corpo, portanto, a alma é conectada diretamente ao corpo, mas o copo não se conecta ao espírito do homem, apenas a alma pode influenciar o corpo e sofrer influencia do espírito do homem. E este espírito do homem que falo, é um ponto de conexão deixado por Deus dentro do ser humano para que de forma segura, Ele possa se comunicar com o homem através do seu Espírito (Espírito de Deus).

A ALMA QUE ESTÁ EM TODO SER VIVO

De uma forma geral, pode-se concluir que a alma tem um papel muito importante no plano divino, pois tudo que existe e tem vida, tem alma. Como se pode ver nas referências a seguir:
A bíblia nos afirma que tudo que tem vida tem uma alma, sejam no reino animal ou vegetal (Jó 12.10).
Mas será que até mesmo no mar existem almas viventes? (Ap. 16.3).
Até mesmo Deus tem uma alma (Hb 10.38).
Há ordenanças individuais para o corpo, alma e espírito (1 Ts 5.23).
Assim como tem uma definição na bíblia que afirma existir corpo material e espiritual (1 Co 15.44).
Em algum momento pelo menos, e com um poder sobrenatural é possível se fazer a divisão entre alma e espírito. Então existe divisão (Hb 4.12).

OS TIPOS DE ESPÍRITOS EXISTENTES

Existem 3 tipos de espíritos que atuam diretamente no homem e que podem influenciar na sua existência material, no seu modo de vida terreno e na sua existência após a morte:
1º - O Sopro de vida. Citado em (Gn 2.7), é referenciado como espírito em (Jó 27.3) nas melhores traduções em inglês que são mais próximas dos originais, bem como pode ser visto em algumas traduções em português como na Tradução Novo Mundo (TNM, 2015).
Mas também pode ser confirmado que o sopro é o Espírito da vida em (Tg 2.26) em quase todas as bíblias em português.
2º - O Espírito do homem (1 Co 2.11). Que foi colocado no homem para ser um modo seguro de comunicação entre o homem e Deus, ou seja, é um espírito que se relaciona com o Espírito de Deus (Rm 8.16).
Porém, outros espíritos (malignos) também podem se relacionar com esse espírito (Lc 8.2).
Um espírito não se relaciona diretamente com um corpo físico, mas com um outro espírito, por isso, é impossível o dito popular que diz: “a pessoa está com o diabo no corpo”.
3º O espírito externo ao homem. Esse espírito é o que se comunica com o espírito do homem, cujo este terceiro tipo de espírito, pode ser de Deus ou do Diabo. E ninguém pode separar um espírito combinado com o espírito do homem, a não ser pela palavra de Deus, ou seja, só em nome de Jesus através do poder de Deus.

MAS AFINAL, O QUE É A ALMA HUMANA?

Segundo a própria escritura, é a exata combinação do corpo com o sopro de vida (Gn. 2.7).Ou seja, é todo o corpo físico associado com as faculdades mentais, com as emoções, desejos, e tudo que caracteriza um ser humano vivo. E é exatamente o espírito do homem citado anteriormente que faz a diferença entre a alma do ser humano e a dos animais, tanto é, que na referência de (1 Pd 3.20), as almas dos animais da arca não são contadas como almas, apenas as dos seres humanos, por isso se afirma que apenas 8 almas se salvaram (SORIANO, 2015)
Como se pode ver nas escrituras em (1 Pd 1.22), a alma humana pode sofrer influencia do espírito do homem, cujo este espírito pode ser influenciado pelo Espírito de Deus e purificar a alma do homem ainda aqui nessa terra, não depois da morte como muitos acreditam, pois, depois da morte nada se pode fazer (Ec 9.10).
Portanto, as escrituras são bem claras em fazer referência da alma que existi em tudo que é vivo, mas o espírito do homem somente nos humanos, e tudo vem de Deus (Jó 12.10).
E essa alma, também reconhecida como espírito, conforme já mencionado, que após ser influenciada e purificada pelo espírito do homem através do Espírito de Deus em ação aqui na terra, poderá reinar nos céus como um espírito aperfeiçoado (Hb 12.23).

CONCLUSÃO

Eu sei que estas poucas linhas, com certeza, não foram o suficiente para esclarecer nem dez por cento de um assunto tão polêmico como este, mas de uma coisa eu tenho certeza, devo ter trazido uma informação ou outra que muitas pessoas ainda não tinham parado para pensar, e vão começar a partir de agora a ver e analisar estas questões com um novo olhar, vão saber ouvir uma informação sobre este assunto e se situar melhor. E estou consciente de que o intuito maior deste artigo é mais do que trazer novas informações, é levar o leitor a refletir de forma diferente e mexer com o seu imaginário, para que o mesmo possa gerar novos conhecimento e compartilhar com toda comunidade de interesse.
Manaus - AM
Textos publicados: 38 [ver]
Site: http://registrocientifico.blogspot.com/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.