Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O peso da arca

A Arca da Aliança é sem dúvida a maior simbologia da presença de Deus no meio do povo durante o antigo testamento. Deus precisava de algum objeto que simbolizasse sua presença, seu poder, pois o povo não tinha noção do tamanho do nosso Deus, o povo não sabia nem pra onde olhar para vê-lo. O relacionamento era restrito ao sacerdote, ao profeta.

Então o Senhor instituiu a Arca da Aliança conforme lemos em Êxodo 25. Deus, como sempre, foi bem claro no que ele queria. Vou abrir um parêntesis aqui: sabendo-se que Deus sempre era bem claro no que ele queria (podemos confirmar isso em toda a Bíblia), e afirmando que Ele não mudou e jamais mudará (vide Bíblia também), como então vemos hoje em dia tanta gente perdida na vontade de Deus? A grande maioria dos crentes não sabe sequer qual o real motivo de ter nascido e estar convertido. Viajam por todos os ministérios, não sabem ouvir a voz de Deus e nunca conseguem entender, durante uma pregação, quando Ele está falando diretamente com elas. Se Deus não mudou, e além de tudo Ele é perfeccionista no que faz então de quem é o problema? Pense.

Este parênteses foi proposital, pois quase a totalidade dos crentes hoje simplesmente não sabe o significado e a importância de se levar a arca. Alguns, na vontade de fazer algo para Deus e achando que estão certos, caem no mesmo erro que Uzá cometeu. Em 2 Samuel 6:6 vemos que Davi estava levando a arca para Jerusalém, numa alegria só. Ela estava em cima de um carro puxado por bois e, num determinado momento, ela parecia estar caindo do carro quando Uzá segurou-a para que não caísse no chão. Uma boa intenção, como quase todos os atos que vemos nas igrejas de hoje. Mas sabe aquele ditado popular que diz “… de boa intenção o inferno ta cheio”? Pois, o que lemos na seqüência é que ele foi morto instantaneamente por tocar na arca e Davi entristeceu-se.

Você pode perguntar: Mas qual o motivo? A intenção dele era que algo sagrado não caísse no chão, quem sabe até livrando-a de alguma eventual rachadura ou dano maior.

Vamos voltar um pouco no tempo.

Houve uma guerra entre os israelitas e os filisteus. Aliás, houveram várias e aqui vale outro parênteses: não pense que quando você vence o diabo numa batalha, ele nunca mais o incomodará. Você pode derrotá-lo em uma área da sua vida ou em algum ministério que estava sendo atacado na sua igreja. Mas saiba que ele se levantará e virá por outro caminho. E não sejamos como Israel, que decepcionava nosso Deus e, por causa disso, perderam várias batalhas para os filisteus. A receita é simples: com Deus temos vitória, sem Deus, estamos à mercê de nossas próprias forças. Poderemos até ganhar, mas nem deveremos atribuir essa vitória a Deus, pois estaremos sozinhos!

Nesta guerra, citada no início do parágrafo anterior, os filisteus acabaram levando, ou melhor, roubando a arca da aliança, como já dissemos anteriormente, o maior símbolo da presença de Deus entre o povo de Israel. Não preciso dizer que isso soou terrível em todo o Israel de Deus. Imaginem só, o inimigo levou o “lugar” onde Deus habitava, ou seja, acabou levando a própria presença de Deus.

Eu consigo imaginar o povo de Deus cabisbaixo, ferido, alguns mortos, outros tão fracos a ponto de não conseguirem levantar-se, porém todos olhando ao longe e vendo os filisteus colocando a arca sobre um carro e levando-a embora, festejando a vitória, festejando também a certeza que Israel sem a arca não seria nada. Da mesma forma acontece conosco. Quantas vezes o inimigo acaba derrotando irmãos e deixando-os caídos, prostrados perante ele, sem a presença do nosso Deus? Alguns irmãos negam sua fé, acabam até colocando a culpa no Senhor. Ficam vazios, sem a presença de Deus, abertos totalmente a ataques do inimigo. Isso é triste, mas acontece em todas as igrejas.

O que os filisteus não sabiam é que Deus não poderia habitar no meio deles. Deus não habita em templos imundos, Deus não divide sua casa com nenhum outro deus feito por mãos humanas. Colocaram Deus junto de uma imagem, do deus Dagom. O que aconteceu todos sabem, ou melhor, deveriam saber. Na primeira noite, Dagom amanheceu prostrado com o rosto no chão, à frente da arca. Os sacerdotes arrumaram tudo e no outro dia o resultado foi ainda pior. Dagom estava na mesma posição, prostrado no chão, só que com a cabeça e as mãos cortadas. Só ficou o tronco. GLÓRIA A DEUS! Se Deus age com poder e derrota o diabo e seus anjos, imagina o que não pode fazer com um simples pedaço de madeira ou barro? É igual a bater num morto! E não ficou só nisso. Deus derramou uma peste sobre eles e a vergonha foi geral. No final da história, ninguém queria ficar mais com a arca e resolveram devolvê-la a Israel.

Tremendo, não? Nosso Deus sabe o que faz. Ele permitiu que a arca fosse roubada para que o inimigo soubesse com quem ele está mexendo.

continua em ...

amiltonsantosjr.wordpress.com/2009/11/11/o-peso-da-arca
Gravataí - RS
Textos publicados: 7 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.