Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

"O Mundo de Sofia"

Este certamente foi e continuará sendo um dos livros mais marcantes na minha trajetória de leitor e de eterno aluno de Filosofia. O li há mais de 20 anos e me fez, além de conhecer melhor a história da Filosofia, desejar entrar no mundo da Literatura de ficção, como escritor, o que iniciaria alguns anos depois quando comecei a escrever de maneira mais profissional.

Ter mergulhado nesta história, um romance ficcionista escrito por Jostein Gaarder, um ex-professor de ensino médio, foi uma das melhores aventuras literárias pelas quais passei. Publicado em 1991, o livro foi escrito originalmente em norueguês, mas já foi traduzido para mais de 60 línguas, e teve sua primeira edição em português em 1995. Jostein nasceu na capital norueguesa em 1952, estudou línguas escandinavas e teologia e já escreveu mais de vinte outros livros, além deste que trataremos aqui.

A obra conta a história de Sofia Amundsen, que às vésperas de seu aniversário de quinze anos, começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos e anônimos de um tal Major Albert Knag, os quais fazem perguntas à menina, tais como: "Quem é você?", "De onde vem o mundo?", as mesmas que todos fazemos desde que tomamos consciência da nossa existência finita. Os postais foram mandados do Líbano, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. Misturado às lições filosóficas, há um enredo normal e intrigante semelhante a um romance qualquer para adolescentes, no qual Sofia interage com sua mãe e suas amigas.

Por meio dessas comunicações misteriosas e intrigantes, Sofia (cujo nome significa Sabedoria – escolha muito feliz do autor) se torna aluna de um filósofo, Alberto Knox, que lhe ensina a história da Filosofia geral. Ele o faz de maneira clara e acessível mostrando-lhe o que é de mais importante, desde os pré-socráticos indo até o século 20, com o existencialismo de Paul Sartre. As perguntas continuam em muitos dos pacotes filosóficos de Alberto, como: " Por que o Lego é o brinquedo mais inteligente do mundo?", e a personagem vai então descobrindo que o que transforma o mundo e a realidade são as perguntas e não as respostas. Aos poucos, Platão, Sócrates, Aristóteles, Paulo, Agostinho, Tomás de Aquino, Kant, Hegel e tantos outros personagens vão se tornando companheiros de jornada da menina, vão abrindo sua mente fazendo-lhe viajar por um novo e maravilhoso universo de muitas descobertas mostrando que há muito mais além do mundo ordinário e tangível no qual andamos e construímos nossos frágeis castelos.

O mistério dos bilhetes e dos postais faz deste fascinante romance uma leitura indispensável, o que já conquistou milhões de leitores em todos os países em que foi lançado, de jovens a adultos, de estudantes secundaristas a acadêmicos, de ateus a religiosos. De capítulo em capítulo e em meio às aventuras por quais Sofia passa, o leitor é convidado a trilhar toda a história da Filosofia ocidental de uma maneira leve e instigante, diferentemente de fazê-lo por meio de enciclopédias ou livros densos e cansativos.

Portanto, recomendo muito esta fascinante obra para você que está em busca não apenas de mais informações ou conhecimento, mas de mais sabedoria (sofia). Esta pode nos ajudar a enfrentar as vicissitudes da vida sem os devaneios de uma utopia, a entender a realidade que nos rodeia com mais empatia e sensibilidade, e assim, nos tornar agentes de transformação e construção de uma realidade mais humana, propondo soluções e saídas para um mundo cada vez mais carente de firmes e sólidos propósitos. E caso o faça, desejo-lhe uma fantástica caminhada, tão boa ou melhor do que aquela que empreendi quando adentrei no "Mundo de Sofia" e do qual não desejei mais sair.

Tony Oliveira
Autor do Livro "Pingos da Graça".
Para outros textos do autor, acesse o blog: https://pingosdagraca.wordpress.com/
BrasÍlia - DF
Textos publicados: 65 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.