Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O militante cristão vs. Cristão ativista

Introdução
O Cristão a que o artigo se refere é todo seguidor de Jesus Cristo que crer em sua obra redentora, tal como a bíblia nos ensina, baseado em todos os seus fundamentos teóricos e práticos. O Jesus Cristo do qual falo, é aquele de Nazaré, o injustiçado e condenado político, que foi assassinado por falar verdades eternas, verdades estas, que contrariavam os interesses políticos e religiosos da época, no entanto, este mesmo Jesus morreu e ressuscitou e nos deixou uma causa pelo qual devemos lutar.

Quanto ao militante ou ativista, a princípio, é aquele que defende uma ideia, um valor, uma crença, algo que contemple uma verdade, segundo os princípios dos fundamentos da sua causa, pregados pelo seu líder maior. Sendo que segundo estudiosos, o militante, que vem da ideologia militar, preza por disciplina, regras rígidas, controle, padronização, hierarquia e regularidade, enquanto que o ativista, é visto como aquele que é motivado por um senso ético circunstancial. Isso faz com que os ativistas muitas vezes recusem verdades inabaláveis já consolidadas na sociedade e de certa forma tornam-se intolerantes e violentos, na tentativa de querer quebra o "status quo". E por ser uma posição muitas vezes de ocasião, passam a impressão de serem pouco comprometidos com a verdade e com as causas pelas quais lutam.

Desenvolvimento
No mundo secular, existem diversos tipos de militância e ativismo: por causas LGBT, pelo movimento feminista, por direito ao uso da maconha, por causas ambientais e por aí vai. Onde, nem sempre são definidos como de direita ou de esquerda, mas todos estes movimentos têm um objetivo comum, agir em conjunto para interferir nas normas que não estão de acordo com o que pregam ou com as causas que defendem no momento. Enquanto que o militante Cristão que luta por uma causa que não é deste mundo, é aquele que milita a caminho do céu, e está em constante atuação exercitando a fé e a boa obra, e sempre na missão de anunciar o Cristo, contra o pecado e a ação de demônios.

O militante das causas de Cristo, é aquele que milita a boa milícia da fé, que luta um bom combate, o que não milita segundo a carne, que não milita e nem se embaraça com os negócios desta vida, milita sabendo em quem tem crido e segundo as profecias, porque o Senhor diz: o meu reino não é deste mundo, porque se meu governos fosse deste mundo, eu já teria tomado de Roma no princípio, nem precisaria morrer por isso, porque os meus servos e milhares de anjos pelejariam por mim, mas o meu reino não é daqui.

Saulo, antes de se tornar o Paulo que conhecemos hoje, também era um militante. Fazia parte de um movimento anticristão, um grupo dominante da cidade de Jerusalém, conhecidos por discursos eloquentes, esbravejamentos, raivas, ranger de dentes, muito furiosos, respiravam ódio e ameaças a todos os seguidores de Jesus Nazareno, imagino que se fosse nos dias de hoje, seriam um grupo bem atuante nas redes sociai. Uma de suas vítimas foi Estevão, que morreu brutalmente por ensinar as verdades do mestre. Até que um dia Saulo Caiu do Cavalo, trêmulo e atônito, teve que perder a visão e ter fome, para tomar consciência da verdade e se tornar um militante do reino de Deus, e sair pregando o verdadeiro evangelho mundo afora.

Conclusão
Pelo qual reino você milita, terreno ou eterno? O movimento que você está inserido e que acredita estar lutando pela verdade, possui as características do povo do reino de Deus: são amoroso, pacientes, amáveis, bondosos, são mansos, possuem domínio próprio, são fiéis ao que dizem, vivem em paz, são alegres? porque esses são os frutos do Espírito dos que militam nas causas da verdade de Deus. Você se considera um militante cristão ou cristão ativista? Não espere cair do cavalo para responder a esta pergunta.

• Por Joel S. Barros
Manaus - AM
Textos publicados: 16 [ver]
Site: http://registrocientifico.blogspot.com/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.