Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O custo da eira

Um dos graves tropeços de Davi favorece uma reflexão simples, mas edificante a quem preserva o puro desejo de compor a casa de Deus (1 Crônicas 21). O pecado com a esposa de Urias semeou a divisão do Reino, mas...

Foi o Censo que lhe trouxe terrível ceifa, pois não viveu para ver o reino ruir com Roboão. Contudo, celebrou o desejo de edificar uma casa ao Senhor, adquirindo a eira de Ornã, o terreno onde fez a sua oferta pelo pecado.

No censo o rei agiu sob a carne, a capacidade de ser independente do Senhor (Gn 6:3, Gl 16,17). Mas, ao negociar a compra do local rejeitou qualquer privilégio no negócio; não ofereceria sacrifício que não lhe custasse nada.

Salomão, que também tropeçou gravemente, compôs Eclesiastes, uma dissertação sobre a carne e aquilo que ela gerou: a vaidade. Por isso Deus providenciou a Piedade, manifestando-se na carne (1Timóteo 3:16), embora sem pecado.

Jesus teve um viver crucificado, nada fazendo independente do Pai. E, para a edificação da Sua amada Igreja exige a quem O segue que negue a autossuficiência, mantendo-a crucificada (Mateus 16:24,25).

O Antigo Testamento é repleto de figuras traduzidas no Novo Testamento, onde Cristo é a realidade do corpo que faz a sombra (Cl 2:17, Ef 4:21). Davi não ofereceu holocausto nem buscou edificar o templo à custa dos outros.

Hoje o templo é orgânico (lavoura-edifício), não mais um prédio de tijolos. É constituído por todas as pedras vivas que passaram pelo Novo Nascimento. O templo é vivo, pois é a Casa de Deus (1Co 3:9, 1Tm 3:15, 1Co 6:19, 1Pe 2:5).

Na edificação as pedras são juntadas. Aqui se estabelece o custo. Como casa espiritual, estar junto não é partilhar um espaço físico, mas falar e fazer a mesma coisa: o único falar e agir dos apóstolos (Ef 2:22, 1Co 1:10, 1Tm 1:3).

Só há um Cristo, um só corpo, um fundamento. Cada pedra viva é edificada com outras, sob o prumo do Construtor da casa, que a constituirá em cidade (Hebreus 11:10). Há muitas moradas (João 14:23) porém, só há uma casa do Deus vivo.

Antes de Davi, no deserto (porém liberto), o povo teve saudade do Egito. Após Daví, libertos, poucos voltaram para Jerusalém; muitos decidiram ficar na Babilônia. Há um chamado para "sair e edificar". Quem quer arcar com o custo?
Goiânia - GO
Textos publicados: 99 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.