Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O batismo nas águas

Em qual período da história surgiu o batismo nas águas?

Qual a necessidade básica pela qual trouxe o batismo nas águas? 

Qual o propósito do batismo nas águas? 

Qual a simbologia dos elementos que compõe o B. A.?

Conteúdo histórico: O assunto do Batismo nas águas é muito mais importante, e muito mais sério do que agente pode imaginar. Vamos discorrer este tema com uma visão analítica e criteriosa, sobre este aspecto vital que é o batismo para igreja, visto que, diz respeito ao pacto de Deus com seu povo. Vamos voltar a história para sincronizar o nosso entendimento, facilitando a nossa compreensão. - Deus convoca em Abraão uma nação que servisse de referencial "Espiritual" na terra (Gn 12.1-3). Com o fim proposital de manter a diferença entre o santo, e o profano (Lv 10.10). (Êx 19.5,6). Deus chama Abraão e faz uma aliança [um pacto, compromisso] e põe um "sinal" como uma "simbologia" desta aliança (Gn 17.9,10). Isto é, para fazer parte da comunidade de Israel, tinha que passar pela experiência da circuncisão. O próprio Senhor Jesus sentiu-se constrangido, em cumprir com esta determinação divina visando à realização da completa justiça de Deus (Lc 2.21). Jesus foi ministro da circuncisão, para confirmar as promessas (Rm 15.8). No decorrer da história esse pacto é violado (Gl 5.2,3) e entre o santo e o profano já não existia diferença (Ez 22.26). E a aliança é invalidada pelo próprio povo (Jr 31.32; Cl 2.11). Com o passar dos tempos, a corrupção do povo cresce, a ponto de provocar a ira de Deus. Criando um motivo para Deus reafirmar novamente a diferença entre o santo e o profano.“Ml 3.18”. Mas como fazer essa diferença? Deus usa o mesmo profeta, e a partir daí o cenário da história começa a sofrer uma mudança significativa (Ml 4.5,6), Neste momento da história, Deus verifica a necessidade de renovar a aliança com o seu povo, devido o estado de inanição espiritual em que se encontrava (Ml 1.7,8). Deus fecha o velho testamento prometendo um profeta que irá preparar o caminho para uma nova aliança (Novo Testamento - Mt 3.3). Que se cumpre em João Batista (Mt 17.10-13), veja Mt 11.13,14. A promessa de Malaquias diz respeito ao profeta Elias, devido à virtude, (Disposição, força de vontade voluntária) e o espírito de restauração que operou em Elias diante do altar em ruínas (I Re 18.30-32). E a promessa de Deus proferida pelo profeta Malaquias se cumpre literalmente em João Batista (Lc 1.13-17). Malaquias estava anunciando a nova aliança que Deus estava preste a revelar.

Foi por causa do estado pervertido que se encontrava o povo de Israel, que Deus prometeu a vinda do profeta João Batista pregando no deserto o Batismo de Arrependimento para remissão dos pecados (Mr 1.4) veja Mt 3.6. Caracterizando assim o sinal, o símbolo da nova aliança [Novo Testamento] veja Hb 12.24.

Conteúdo prático: O batismo nas águas ou batismo de arrependimento como assim chamou João Batista, é um assunto relevante para a igreja nos dias atuais, que antecede o arrebatamento dos fies da terra, pois o batismo não consiste em apenas ter o direito de portar o cartão de rol de membro de uma igreja, mas nos dar o direito de se alimentar do corpo e do sangue do Senhor, reafirmando assim a salvação, (Mr 16.16) como também a vida eterna, (Jo 6.53,54). Alguém pode indagar: Se o Batismo representa um pré-requisito básico para a salvação, e a vida eterna, o que dizer das pessoas que morreram sem a experiência do batismo nas águas? Exemplo: O ladrão da cruz, "Dimas".

Na verdade o batismo nas águas é um ato simbólico, é uma expressão que externiza o sentimento de repúdio ao pecado, tornando público o arrependimento por meio de uma ação simbólica (Mt 3.6). O batismo por imersão em águas tem como caráter principal, o sepultamento do corpo corruptível, (Isto é; sepultar o velho homem com o seus feitos, (Cl 3.8,9). Aí está a resposta da pergunta anterior, veja em: Rm 6.4-7. Sepultado nas águas, que representa o agente de limpeza, (Hb 10.22), que simultaneamente tipifica o símbolo do Espírito Santo, (I Co 12.13), o qual é responsável pela lavagem da água pela "palavra" (Ef 5.26). Isto é, o Espírito Santo, mediante a palavra, nos fará incorruptíveis em Cristo (I Pd 1. 23), veja também II Tm 1.10.

Verificamos também que o batismo nas águas faz parte das Ordenanças que Cristo lavrou antes de ser assunto ao Céu:

1ª Ordenança de Cristo o Batismo (Jo 1.33; Mt 28.19).

2ª Ordenança de Cristo a Ceia (Lc 22.19; I Co 11. 24,25).

João Batista se sentiu constrangido em batizar o Senhor Jesus, pois, o mesmo não tinha pecado (Mt 3.13-16). Porém Jesus deixa claro que estava debaixo de uma ordem superior. Deixo um conselho para quem ainda não é batizado, "não espere sentir vontade de se batizar, sinta apartir de agora a necessidade e o dever de obedecer à ordem de Cristo Jesus. Cumprindo toda justiça Divina". "Está em você a decisão". Pois, Deus só tem compromisso com quem tem compromisso com Ele.
João Pessoa - PB
Textos publicados: 35 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.