Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Jerusalém herodiana

"Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e toda Jerusalém com ele" Mt 2.2.

Desde a queda da humanidade, na opção de autonomia em relação a Deus e seu governo, sempre houve perturbação da ordem na forma de agitação social, ou de outra natureza e contexto.

Isso se deve ao fato que por ocasião do audacioso salto da dimensão da luz para o antro da escuridade, caracterizando a queda no pecado.

Esta ousadia, não apenas deformou o ser humano, mas colocou em marcha um processo deletério compreendido na segunda lei da termodinâmica [lei da desintegração], na qual a perfeição passa para desordem, numa ligeira decomposição na ordem dos elementos.

No contexto, o livro dito "não científico" enfatiza a desordem cósmica: "Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora" Rm 8.22. Aqui faz alusão figurada à desordem do ecossistema.

Porém, em passagem paralela está escrito de forma contundente e clara:

"... o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, os elementos, ardendo se desfarão, a terra e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade? Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo se fundirão?" 2 Pe 3.10-12.

Não obstante à gravidade da anomalia em processo de desintegração contínua na linha do tempo, paira acomodação, ceticismo, conformidade, e uma aceitação como se tudo tratasse meramente de fenômenos naturais. Entretanto, este não será o enfoque deste texto.

O contexto do versículo introdutório dá ênfase à perturbação de Herodes e toda Jerusalém com o fato novo. O nascimento de Cristo.

Na verdade o mundo de então e toda temporalidade, de igual forma perturbaram-se com este mistério. Afinal, a encarnação do Verbo [Jesus Cristo] Jo 1.14, perturbou o verbo de toda carne, em seu romance tenebroso.

Neste contexto, o noivo traído disse em tom de lamento: "A Luz veio ao mundo, porém os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más" Jo 3.19.

Os cavilosos amantes também ficaram perplexos e perturbados com a maravilha. O primeiro homem alegou medo quando perdeu a imagem de Deus, porém seus descendentes revoltaram-se quando viram a "imagem" perdida, no Deus [Cristo] manifesto na forma humana.

Aquele recorreu ao bode expiatório, entretanto os românticos desertores perturbados recitaram unânimes: "Não queremos que este reine sobre nós" Lc 19.14.

A perturbação do rei era reflexo da revolta do príncipe deste mundo, o qual tentou usurpar ainda no Céu o trono do Eterno e Único Deus, e repercute com forte ressonância em toda alma que anseia reinar sem Deus, tornando-se [como] Deus, Gn 3.22.

Portanto, desde o nascimento de Cristo, o espírito do anticristo manifesta-se no mundo de forma subjetiva e coletiva, através dos poderes constituídos, por meio de resoluções internacionais, do humanismo, filosofias, política, religiões, decretos de lei, e outros.

Tamanha é a inquietação com relação a Cristo que até da literatura está sendo apagado, pois o período assinalado como antes de Cristo [a.C] foi substituído pela expressão [AEC] Antes da Era Comum, e depois de Cristo [AD, Ano Domini] passou a denominar-se [EC], Era Comum.

Na atualidade é politicamente incorreto ser a favor de Israel, visto ser o berço do cristianismo. Nos Estados Unidos não é correto falar Merry Christmas [feliz Natal], porém, "boas festas" é a expressão correlata convencional, para não "ofender" ou discriminar as demais religiões, e para não mencionar ou lembrar Cristo.

Portanto, o anticristo se levantou no Céu em oposição a Deus. Levou consigo uma legião de anjos que se tornaram demônios, depois induziu a humanidade ainda nos lombos de Adão, constituindo-se pai da mentira, príncipe deste mundo e deus deste século. Este, "cegou" [apagou da mente] os incrédulos, a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" 2 Co 4.4.

Entretanto, quando a Luz entra no mundo tenebroso há assombrosa perplexidade e revolta generalizada, insuflada pelas hostes invisíveis tentando confundir a luz com as trevas.

Assim reage Herodes hodierno, sua Jerusalém simulacro, e os sequazes abduzidos, que em cativeiro, interagem no princípio da "síndrome de Estocolmo", tendo intimidade e advogando em defesa de seu algoz.

Com o discurso de "adoração" e sórdido decreto, Herodes assassinou inocentes, Mt 2.16. Mais tarde, os súditos crucificaram Cristo com o braço político mundial, e na atualidade O estão matando na "Jerusalém de Herodes" com a falsa paz, falso Cristo, e arremedo ecuménico.

Entretanto, o "Morto" continua alertando do cume do gólgota: "Jerusalém, Jerusalém, que mata e apedreja…" Mt 23.37. Ela é a "grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado", Ap 11.8. Esta é "Jerusalém" com cara de Herodías.
Caxias Do Sul - RS
Textos publicados: 56 [ver]
Site: http://luminar7.blogspot.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.