Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Intrínseco e Cultural

Quando olhamos para a primeira carta de Paulo à Igreja na cidade de Corinto percebemos coisas pecaminosas que envolviam os crentes; na região da Galácia os problemas originavam da influência de ordenanças do judaísmo.

Bem distinto é o encargo repassado à Igreja em Colossos, que toca a questão cultural. Por ser um tema complexo há uma recomendação para que a carta fosse lida na Igreja em Laodiceia, como também o inverso, reciprocamente.

Cultura é o viver consciente e inconsciente de qualquer ser humano traduzido por hábitos, por manifestações e por peculiaridades comportamentais. Cultura é um método sistemático para se existir e se manter.

Quanto mais forte a cultura de um povo, grupo ou indivíduo, mais se estabelece juízo de valor às outras manifestações e peculiaridades. À Igreja em Éfeso Paulo advertiu: "...quanto à vossa antiga maneira de viver..." (Ef 4:22).

Ora, cada ser humano é a expressão de suas peculiaridades, mesmo que tente disfarça-las. Nos Evangelhos há a célebre frase do Senhor: "...a boca fala do que está cheio o coração..." porque a cultura é algo intrínseco.

Existe o termo "velho homem" nas cartas à Igreja em Roma, à Igreja em Éfeso e à Igreja em Colossos. Em sua primeira epístola Pedro menciona o "fútil procedimento que vossos pais legaram (ARA)" - "...tradição (ARC)".

A Bíblia não foca cultura boa ou má, conhecimento do bem ou do mal; ela aponta apenas para Deus em Cristo através do Espírito Santo. A fonte é o Deus Triúno. Fora Dele nada interessa. Nada além de Cristo edifica o Seu Corpo, a Igreja.

Então Paulo revela o Novo Homem, criado segundo Deus por meio da morte, ressurreição e ascensão de Cristo. Nele o crente não perde a sua cultura, porém, não será mais regido por ela. Pois a cultura conceitua, divide e descarta.

O Novo Homem é a essência da Igreja; o primogênito e seus irmãos (Rm 8:29); Cristo sendo tudo e em todos (Cl 3:11). O Corpo de Cristo deveria ser o foco (Jo 17:23), entretanto prevalece a tradição irredutível: a cultura da cristandade.
Goiânia - GO
Textos publicados: 133 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.