Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Harmonia

Na música, o termo harmonia é o encadeamento dos sons, sua simultaneidade. É quando duas ou mais notas, de diferentes graus, são tocadas ao mesmo tempo. Exemplo: o som agradável de uma orquestra sinfônica.

Outro exemplo para harmonia: no trabalho você tem um apelido que sua família desconhece. Um colega liga para sua casa e o menciona, mas um parente atende o telefone e diz que não há ninguém com aquele nome ali...

Não faz sentido chamar a pessoa por um nome que não seja o dela. Se há um apelido (e nem todos aceitam), faz-se necessário haver uma concordância (sinônimo para harmonia). Todos precisam saber o "cognome" (risos).

Na música existe a enarmonia, quando uma nota recebe duas nomenclaturas, por uma questão de perspectiva na pauta musical. Mas há dois intervalos que não permitem outras nomenclaturas. São irredutíveis.

São pormenores, "coisinhas" que não despertam interesse geral que podem trazer alguma dissonância ou desarmonia. Um apelido desconhecido pode gerar uma dissensão, assim como uma nota fora da pauta pode estragar a música.

Os braços ou os pés não são chamados pelo nome da pessoa, embora façam parte do corpo dela. Tomando esta compreensão, Paulo usa Romanos, 1 Corintios, Efésios e Colossenses para revelar o corpo de Cristo.

Os demais apóstolos não mencionam o corpo de Cristo, mas tocam sua prática. Nenhum deles ousou refutar o que o outro fala ou deu nomes para o Corpo, que já tem o nome de Cristo. Não há desarmonia na Bíblia.

Pedro, que fora repreendido duramente por Paulo (Gl 2:7-14), o recomendou quanto às revelações preciosas que completaram as Escrituras com respeito à vida do Corpo de Cristo (2Pe 3:15-16). Isso é harmonia! O falar apostólico!

Entre os membros do Corpo flui a Vida; Cristo é a Vida Eterna (1Jo 5:20), Ele é tudo no Corpo e age por meio de cada membro (Cl 3:11). Não há elite de órgãos ou membros inúteis. E todos os membros edificam o Corpo.

O Corpo de Cristo é a continuação da sua vida na terra. Ele é a cabeça (Cl 1:18); então é o Corpo. Cristo e Igreja são um organismo (Ef 5:32). Mas um outro som, desarmônico e tendencioso, reduz tudo em organização. Que pena!
Goiânia - GO
Textos publicados: 87 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.