Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Duas simples razões para comemorarmos o natal

Você já reparou que há um clima envolvente quando chegar o Natal. Há um clima de amor, de paz. As pessoas ficam mais amáveis, mais reflexivas, mais receptivas ao evangelho de Cristo. Quero compartilhar como vocês duas simples razões porque nossa Igreja (Igreja Batista Castanheira – Belém –PA ) comemora o Natal.

1ª Razão: "Porque um menino nos nasceu..." (Isaias 9.6)

Comemoramos o natal porque Jesus, o Cristo, o salvador nasceu trazendo luz para nós que vivíamos em densa escuridão. Estamos felizes e agradecidos pelo seu ato de extremo amor para conosco. Ele nos chamou das trevas para sua maravilhosa Luz (1 Pedro 2. 9). Porém, há muitos amigos e irmãos que preferem não comemorar o natal, eles argumentam:

Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. De fato ele não nasceu. A Bíblia relata que quando Maria estava no primeiro mês de sua gestação, Isabel, sua parenta estava com seis meses. Isabel concebeu João Batista no nono mês (Setembro) e Maria, provavelmente, seis meses depois no terceiro mês (Março). A comemoração do Natal de Jesus surgiu de um decreto. O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de Dezembro, substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo. Porém isso não desqualifica a mensagem do natal. Deus se acomodou a nossa realidade para nos trazer salvação. O verbo, a razão de tudo existir se faz carne. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).

Não há nenhuma ordenança Bíblica para se comemorar o nascimento de Cristo como há de sua morte (Fazei isto em memória de mim). Cremos, assim como o Pastor Batista John MacArthur, que comemorar o Natal não é uma questão de certo ou errado, uma vez que Romanos 14:5-6 nos fornece a liberdade para decidir se observaremos ou não dias especiais, diz o texto:

“Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus”.

O Apóstolo Paulo nesses versos diz que cada crente deve está bem consciente do seu propósito ao observar qualquer dia. Ele fala sobre a liberdade do crente em separar qualquer dia, incluindo o Natal, como um dia para o Senhor. Para os crentes o propósito do Natal é Glorificar, adorar, exaltar Jesus Cristo.

2ª Razão: Por que Deus celebrou o nascimento do seu Filho Jesus.

Os anjos anunciaram o nascimento do menino (Lc 2. 10-12). Pastores receberam o maravilhoso anuncio do nascimento do Salvador e foram adorá-lo. Que grande ensinamento! A nossa pobre condição social e econômica não nos priva dos primorosos privilégios espirituais em Cristo. (Efésios 1.3).

Os reis trouxeram presentes e o adoraram (Mt 2.11). Os anjos formaram um magnífico coral que cantava: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade” (Lc. 2.14). Os anjos nos ensinam que Deus deve ser adorado pelo seu ato de entrega. E que é chagada à terra a paz que excede todo entendimento (Fp. 4.7). A perfeita paz entre o Deus Santo e o homem pecador. A Paz resultante do amor de Cristo na cruz. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).

Que grande celebração! Tinha convidados: Pastores e Reis; Tinha presentes: ouro, incenso e mirra; Tinha música de primeira: um magnífico coral de anjos. Se Deus celebrou o nascimento de seu filho, se tantas pessoas se alegraram com o nascimento de Jesus, porque nós não comemoraríamos? O anuncio do anjo é de “grande alegria”. Comemoramos o natal por que “vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para reunir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl. 4.4-5).

Vamos nos alegrar nessa noite de paz e de amor, porém, sem esquecer que o Natal é mais do que uma mera troca de presentes, do que uma boa ceia em família, do que um sentimento (que às vezes é de tristeza pela falta de um ente querido). Vamos dizer a todos que o Natal é Jesus
Cristo nosso Senhor e Salvador.

Povos, tribos, celebrai-o!
“Glória a Deus” também dizei.
De joelhos adorai-o,
Ele é o Cristo, o grande rei!
Glória, glória a Deus nas alturas!
Glória, glória a Deus nas alturas!

Um Natal abençoado para todos!

Pastor da Igreja Batista Castanheira em Belém-PA.
Belém - PA
Textos publicados: 4 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.