Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Demanda do coração

Dr. Walmir Rosa, médico cardiologista em Maringá-PR, através do whatsapp, aparece em vídeo alertando os clérigos. Numa atitude comum aos bons médicos, ele esclarece e instrui, motivando os obreiros a procurarem melhor qualidade de vida. E isto não inclui apenas uma alimentação adequada e exercícios físicos, mas ir ao médico, inclusive.

Percebe-se que muitos "especialistas na área espiritual" foram diagnosticados, em sua maioria, como mega-estressados, hipertensos, diabéticos, obesos e sedentários. O cardiologista é enfático ao traduzir que "não adianta os sacerdotes trabalharem como psicólogos quando não têm estrutura nem preparo para isso". E, por ironia a família dos ministros afetados padece, concomitantemente.

Para este articulista, significativo alerta é mencionado ao que já é notório: "Há grande demanda nas denominações". É exigido que o pastor seja forte na arrecadação e na multiplicação de fiéis. Tal prática empresarial, gera muita ansiedade e evidencia a figura do profissional da fé. De acordo com o médico, quem está à frente da obra vem sendo obrigado a ser produtivo devido à "grande concorrência entre as denominações". Concorrência? E como fica Jo 17:21; 1Co 12:25; Cl 3:15?

Dr. Walmir cita demanda, quando este que vos escreve usa o termo degradação, catarse do sistema clerical no mais autêntico sentido. Grande parte do cristianismo tornou-se um negócio que comercializa almas (Ap 18:13). Não é necessário ter nível universitário para perceber o quanto o empreendimento é grande e organizado. Na década de 1990 o humorista Chico Anísio já provocava: "Pequenas igrejas, grandes negócios".

Um momento ímpar do vídeo é quando o doutor menciona sobre os laboriosos misturarem as coisas. O real perfil desse tipo de líder eclesiástico é de um mero funcionário. Como afirma o médico, "a nível de consultório, eles estão correndo muito mais atras da estrutura (denominação)". Esses trabalhadores do evangelho priorizam a obra, o labor e a DRE¹. E nem as celebridades evangelicais da TV se sentem constrangidas por isso.

Paulo bradou: "Nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo..." (1Co 2:2). Mas, as distrações da religiosidade tem adoecido os ministros e os afastado da simplicidade do evangelho de Cristo. Tanto é que alguns clérigos demonizam situações quando, na verdade, a circunstância pode envolver um distúrbio endocrinológico. Daí, para o surto psicótico (ou suicídio) o limite é apenas uma linha muito tênue.

( ¹ ) Demonstração contábil dos Resultados Financeiros de uma empresa num Período
Goiânia - GO
Textos publicados: 69 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.