Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Daemones

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" Rm 12:1,2.

Os gregos acreditavam em um espírito bom denominado "eudaimon", e seu oposto denominavam "caco daemon". Eram espíritos bons em contraste com castas malignas, e consequentemente um perfil mental voltado para o bem, outro inclinado, obstinado para o mal tornando-se assim a alma humana hospedeira do bem ou do mal, de acordo com as escolhas.

Após o pecado, o ser humano passou a conhecer o mal, termo que implica ter relação, pois é este o sentido bíblico. O texto diz: "conheceu Adão sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim" Gn 4;1. Portanto, {conhecer} é mais que um ato mental, é relacionamento íntimo; comunhão.

Após o pecado, a alma possui tanto o potencial para o bem, quanto para o mal, entretanto não tem poder para rejeitar a este, tampouco virtude para praticar aquele. Por isso o apóstolo expressou: "Miserável humano sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Rm 7:24, e responde: "Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado." Rm 7:25.

Nos Estados Unidos um prisioneiro de alta periculosidade, em condenação perpétua confessou que era compulsivamente "tomado" pelo desejo maligno, contra o qual nada podia fazer. Entretanto, pelo prisma científico os tais sofrem de "transtornos de personalidade, ou psicopatia".

Incrivelmente observa-se que muitos criminosos quando abordados, servem-se deste subterfúgio para se safar. Destarte, o "tratamento" psicológico, ou psiquiátrico toma o lugar da justiça. Isso os deixa em estado confortável para praticar monstruosidades impunemente.

A humanidade caída é potencialmente má, ou o mal personificado. Destarte, até o "bem" que pratica é mal intencionado. Isso impede da alma ascender a Deus, inclinando-se para dimensão abissal. No contexto há advertência: "Para o entendido o caminho da Vida é para cima, para que se desvie do inferno que está embaixo", Pv 15;24.

Após a queda do humano, o mal tornou-se congênito, tanto em relação às cargas genéticas, quanto nas ações da alma, a qual pode também albergar "espíritos familiares", dos quais falou o profeta Isaías 8;19. Entretanto, o conceito freudiano, coloca o culpado como vítima. O mesmo faz Carl Jung com seus "padrões arquetípicos", o complexo de Édipo, o rei, etc. Todos defendem a ideia do humano, antes vítima, que responsável por suas escolhas. Isso é outra forma de patrocínio do mal.

A escolha feita no paraíso, resultou na perda da felicidade, da vida eterna, da imagem divina e teve como desfecho o dilúvio, do qual escaparam oito almas (1ª Pe 3;20). E no tempo do fim trará a guerra sem precedente denominada Armagedom, Ap 16;14-16, quando o sangue vai correr na altura do freio dos cavalos, por uma extensão de mil seiscentos estádios Ap 14;20.

Este é o desfecho da batalha travada na mente humana, corrompida estrategicamente, pela "cultura" desde a escola. Convém ressaltar que existe aspecto subjetivo, e objetivo do mal, assim como do bem. Este último depende de ter-se a mente de Cristo, 1ª Co 2;16, que conduz à bem-aventurança eterna, enquanto aquela leva à eterna condenação.

Não obstante a histórica separação entre ciência e religião ter acontecido, aquela continua invadindo o território da fé escamoteando a verdade, corrompendo de forma subliminar a mente coletiva, que se torna instrumento obstinado de oposição à verdade, na militância contra a fé bíblica.

Trata-se de uma religião travestida de ciência, que a verdadeira ciência condena. Este é mais um artifício maligno, sob camuflagem de pós-graduação, com abrangência holística.
Resta que Adão e Eva não conheciam o mal, até provarem o fruto proibido, ou seja: transgredir contra Deus. Agora, o único meio de evitar o fim cataclísmico é pela salvação em Cristo. O grande prodígio é a transformação da mente humana corrompida no pecado; será isso desejado pelos padrões bíblicos?

A dificuldade se agiganta no mundo ensinado ser autônomo, insubordinado, dando vazão aos instintos e desejos como se fossem lei universal, não obstante, serem subjetivos. Porém, andar por fé exige completa dependência do único que pode guiar à Jerusalém futura, para eterna felicidade.

Portanto, a despeito do que diz a psicologia freudiana, Junguiana, a Bíblia sagrada revela que o mal {pecado}, não é algo fortuito adquirido por contágio involuntário, pelo contrário, é fruto do livre arbítrio {vontade humana}, intenção, escolha, decisão e ação da alma.

Diante disso diz o Senhor: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunha contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, bênção e a maldição; {escolhe pois a vida}, para que vivas eternamente" Dt 30;19. Que escolher..?
Caxias Do Sul - RS
Textos publicados: 56 [ver]
Site: http://luminar7.blogspot.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.