Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Morreremos? – mas-MAIS!!!...

Culto! – no topo da lista!!!

Para viajar, faço lista do que levar na viagem – começo de coisas pra cabeça às pros pés, passando pras do coração, ou, por cousa-CAUSA espiritual, a Bíblia sendo a 1ª! –. Na viagem diária da vida, o culto tem o 1º lugar!!!

1 - CULTO CONGREGACIONAL –
§ Permitam-me citar a Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, que, no seu começo, depois de mostrar sua fundamentação na Bíblia, já no artigo 2, afirma que “A Igreja Presbiteriana [...] tem por fim prestar culto a Deus”. O Culto é a programação mais importante. No caso da Denominação citada, na mesma obra ou volume – “Manual Presbiteriano” – que tem o livro ou parte “Constituição da Igreja [...]”, tem outro livro – “Princípios de Liturgia”! –, e, a Denominação ainda tem outro volume – O “Manual do Culto”!!! –.
§ Atualmente, em algumas igrejas presbiterianas, o culto dominical é concorrido, mas, dos do meio da semana, corre-se deles. O Art. 14, da Constituição supracitada, alínea ou letra “e”, determina que o membro da igreja deve “participar dos trabalhos e reuniões da sua Igreja”.
§ Ao longo da história não só na Denominação retro citada houve descuidos pela qualidade do culto, e, pela quantidade de pessoas que o frequentam, ou, na fórmula ou conteúdo, e na forma ou maneira; desta, no formato e na fôrma. Tal é um apelo a valorizarmos mais o Culto, como ele merece sê-lo! Ele tem o selo da Bíblia!!!... Deve ser feito algo para trazermos as pessoas aos cultos! E cultos nos lares não podem faltar!! O MUSI – Manual Unificado das Sociedades Internas –, também da denominação em tela, apontam para os departamentos das sociedades, que podem ser uma boa solução para muitos cultos em lares!!!

2 - Culto Familial –
§ Os “Princípios de Liturgia”, Art. 10, tratam do culto doméstico, ou familial. É a 1ª programação do lar!: “O culto doméstico é o ato pelo qual os membros de uma família crente se reúnem, diariamente, em hora apropriada, para leitura da Palavra de Deus, meditação, oração e cântico de louvor.”!!!
§ Vê-se que sua periodicidade é mais apertada que a do culto público, pois deve ocorrer diariamente; já li e ouvi algures e alhures de que muitos lares tinham 2 cultos domésticos por dia, um de manhã e outro à tardinha. Esse culto deve ter hora apropriada; isso foi determinado em 1951, mas, para os dias de hoje fazem mais sentido, pois é difícil um lar (embora tendo menos gente, atualmente!) determinar o horário que dê para todos!!! A programação desse culto é estipulada: “leitura da Palavra de Deus, meditação, oração e cântico de louvor.”; no que eu li e ouvi sobre dois cultos domésticos em muitos lares do passado, que tinham muitas pessoas, cada uma ou muitas recitavam versículos, oravam e pediam para entoar um hino, tendo esses cultos u´a ministração geralmente do cabeça do lar; alguém nos contou que nos dois cultos diários de seu lar, com muitos filhos, no imediato à aula dominical, o pai exigia que os filhos dissessem do aprendido em classe.
§ Hoje o culto doméstico está emagrecido, enfraquecido, esquecido – se não uma dessas coisas, outra parecida! –. É preciso recolocar o culto doméstico em seu lugar, e buscar sua saúde e vigor, e brilho!!!

3 - Culto Individual –
§ Mas, antes do culto doméstico, os “Princípios de Liturgia”, no Art. 9, ordenam o seguinte: “No culto individual o crente entra em íntima comunhão pessoal com Deus.”. Pelo que aprendemos da/na Bíblia, é o ato mais importante da vida, e é o mais fácil de ser efetivado, pois pode sê-lo em quaisquer horas e lugares.
§ Tenho sido abençoado nesse culto, que, mesmo curto, tem me possibilitado cultuar, e, ser abençoado.
§ Penso, imediatamente, ou, mediamente, voltar ao assunto, pois ficou muita coisa importante para ser dita.

O culto a Deus congregacional é o ato ou a programação mais importante da igreja! E, para o lar, é-o o culto familial!! E, finalmente – ou melhor, inicialmente! –, o culto individual é o ato mais importante de nossas vidas!!!

(Tripas/tri-Paz – 550 / artigo 120).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta