Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Culto! – no topo da lista!!!

Culto individual...

O culto individual é o 1 dos 3? Durante o dia, pode ser o 1º desses 3! Sob alguns aspectos, no sentido geral e universal, ele deve ser o 1º dos 3!!! Peço-lhe que continue lendo este artiguete, onde tento tratar sobre esse culto...

1 - PRIMÁRIO – § Permita-me, mais uma vez, referenciar e citar os “Princípios de Liturgia”, da denominação “Igreja Presbiteriana do Brasil”. Nele, o culto congregacional, lá denominado de culto público, é tratado como 1º, nos artigos 7 e 8, e no parágrafo único após este; como 2º é o individual, nesse documento levando o mesmo nome, no Art. 9; e, como 3º dos 3, o culto familial – doméstico nos “Princípios de Liturgia”! – é o Art. 10!! Nota 100!!! Explico isto e isso tudo: Nota 100 são os artigos todos e o parágrafo único. O individual estou dizendo que é o 1º por que – não, só, como vimos, pode ser o 1º durante o dia! – como 1º, geralmente ou universalmente, humanamente falando, por só depender de cada um de nós!! A Trindade está a postos nas 24 horas, pronta para receber, subscrever e empreender esse culto, respectivamente Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito!!! § Essa prioridade é, apenas, no sentido cronológico, pois todos os 3 cultos são importantes, sendo difícil ou, mesmo, impossível precisar qual a gente precisa mais, qual é o mais importante, ou cousa do gênero. § Esse culto pode ser o primário ou o primeiro do dia, também pelo seu itinerário! Vejamos tal!!!

2 - ITINERÁRIO – § O culto individual “pode” – e até “DEVE”! – ser o primário, por causa de seu itinerário. Os “Princípios de Liturgia”, no Art. 9, ordenam o seguinte: “No culto individual o crente entra em íntima comunhão pessoal com Deus.”. § Este artigo pequeno – não necessariamente um pequeno artigo! – não especifica, explicitamente, um itinerário, mas, aponta o objetivo, que é entrar em “íntima comunhão pessoal com Deus.”!!! Não especifica, como vimos, explicitamente, por que, implicitamente, para esse grandioso – e GLORIOSO! – objetivo a leitura da Bíblia e a oração não podem faltar, entendendo que a primeira é o jeito de ouvirmos Deus falando, e a última, de nós falando com Ele!!! § Além desse duo – leitura da Bíblia e oração! –, o culto doméstico tem um quarteto – leitura da Bíblia, meditação, oração e cântico!! –, e o culto público, um conjunto maior – não citá-lo-ei, agora, deixando para outra oportunidade!!! –. Sendo assim, penso que o itinerário deve ser mais que leitura da Bíblia e oração, como veremos, embaixo.

3 - DEVOCIONÁRIO – § Meu culto individual começou com leitura da Bíblia, oração, cântico e oração final. § Como ganhei duma irmã Assis Nogueira, de Aimorés-MG (esqueci-me o nome da viúva do Ir. Oto Nogueira, da Igreja Cristã Evangélica “Casa de Oração”!), no devocionário “Luz para o Caminho – Meditações Diárias”, de William MacDonald, leio o texto bíblico só desse volume, e, do que seria um trio – leitura da Bíblia, orações e cântico! – passou para o itinerário do culto doméstico – leitura bíblica, meditação, oração e cântico!!! –. § Eu tenho vários devocionários, mas tinha usado, diariamente, só um deles – “Encontros com Deus”! – periódico, parece-me que, no início, trimestral, que possibilita uma visão panorâmica da Bíblia, de triênio a triênio!!! Não me animei a usar nenhum outro, de vários autores e tendências, de fundamentalistas e conservadores, a liberais e livre-pensadores. Mas, está sendo uma experiência agradável ler MacDonal! Eu já gostara dele em pelo menos um de seus textos!! Mas, dia a dia (mais que dia-a-dia!!) estar meditando na Bíblia com ele tem sua ótima experiência!!! § Mas, a experiência melhor é, entendendo que a Adoração é a essência do culto, restringir-me à essa parte do culto. Por isso, nada de petição, e, nem mesmo, de intercessão, gratidão, e confissão de pecados... (deixando tudo – válido! – para outros momentos!!... a não ser algo ligado, intima, intrínseca e inadiavelmente, com adoração!!!)... E tenho, após lida a meditação do dia, escrito o que Deus é, dentro do ligado ao lido, e, até, versões de cânticos tenho precisado fazer! Texto quebrado, e, de quebra, quebro, outrossim, a música!... mas. que espero estar sendo culto a Deus!!!

Sendo que estou prestando a Deus 3 cultos individuais por dia, normalmente tal é o primeiro, o central e o último do dia! O itinerário é o que resumi acima!! E, além do devocionário, tenho expressado minha devoção pessoal!!!

(Tripas/tri-Paz – 552 / artigo 121).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.