Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Cristo, o Incomparável

Muitos já tentaram falar sobre ele, definí-lo, entendê-lo, explicá-lo. Uma tarefa fácil e ao mesmo tempo difícil essa de falar sobre aquele que é quase uma unanimidade na História. Mencioná-lo é um grande desafio, uma grande responsabilidade, mas uma grande alegria. Pelo menos do ponto de vista histórico e ético, Jesus é considerado o grande exemplo para o homem, o grande ícone. Certamente, ele é aquele sobre quem mais se escreveu, tema mais citado em teses e dissertações. Muitas religiões, filosofias e seitas o tem como figura emblemática, como inspiração. Ele não é mais um guru espiritual; mais um líder político, embora tenha lutado para mudar as estruturas vigentes de sua época; mais um filósofo, embora tenha trazido luz às dúvidas de muitos; mais um estadista, embora tenha vindo para trazer um novo reino.

Paradoxalmente, este mesmo Jesus parece ainda desconhecido. Muitos ainda o tem como um menino numa manjedoura ou numa cruz ensanguentado. Apesar do respeito, muitos preferem não se aproximar dele, não entendê-lo. Parecem temer o padrão ético e santo que emanam do mestre. Andar com Jesus parece perigoso, incômodo. Seguí-lo não parece um bom negócio. Com ele não há lucro ou dividendos materiais. Com ele e para ele não há lugar nas hospedarias. Mas, com ele não conseguimos ser mais os mesmos. Sua mensagem e presença causam em todos uma verdadeira metamorfose. Como uma dinamite, Ele explode toda nossa estrutura. E como um oleiro, Ele reconstrói tudo de novo. Como uma espada de dois gumes, suas palavras dividem medulas, ossos, pensamentos, filosofias...Ele é o ponto do qual a História se divide em antes e depois. Reis, e imperadores, monarcas e ditadores se foram e Ele permanece vivo, influenciando e salvando vidas nos quatro cantos do mundo. Civilizações vieram e se foram, mas a mensagem da cruz continua atual e poderosa.

Lendo as Escrituras, podemos ter uma visão, embora não definitiva, de quem é o Cristo, aquele que haveria de vir e que seria  “o resplendor da Glória e expressão exata de Deus” (Hb 1:3).  Parafraseando o Doutor Edmund Haggai em uma de suas preleções, podemos dizer que Ele é a coroa do Universo. O cumprimento das profecias. O Salvador do mundo. Ele é a voz humana em toda música e a estética em toda a escultura. Para o artista, Ele é o supra-sumo da beleza. Para o arquiteto, a pedra fundamental. Para o astrônomo, é a estrela da manhã. Para o padeiro, o pão da vida. Para o biólogo, Ele é a vida. Para o construtor, o alicerce seguro. Para o carpinteiro, Ele é a porta. Para o médico, o médico dos médicos. Para o doente, o Homem de dores. Para o pintor e fotógrafo, Ele é a Imagem de Deus. Para o educador Ele é o grande mestre. Para o engenheiro, o caminho novo e vivo. Para o arquiteto, a linha mais perfeita. Para o geólogo, Ele é a rocha eterna. Para o escritor, a Palavra Viva. Para o fazendeiro, Ele é o semeador, o Senhor da colheita. Para o floricultor, a rosa de Sarom e o Lírio do Vale. Para o paisagista, Ele é a videira verdadeira. Para o juiz, Ele é o justo juiz de toda a humanidade. Par o réu, Ele é o advogado. Par o advogado, o grande legislador. Para o jornalista, Ele é as Boas Novas de grande alegria. Para o filósofo, a sabedoria divina. Para o teólogo, o Verbo de Deus. Para o poeta, a maior das inspirações. Para o astrônomo, a Luz do mundo. Para o matemático, Ele é o começo e o fim. Para o linguista, o Alfa e o Ômega. Para o diplomata, Ele é o Mediador e o Príncipe da paz. Para a ovelha perdida, Ele é o Bom Pastor. Para o aviador, Ele é o guia. Para os religiosos, o Sumo Sacerdote. Para o marinheiro, o farol que leva a terras tranquilas. Nos momentos de dúvida, Ele é o Conselheiro. Para o abatido, a grande Alegria. Para o pregador, Ele é a Palavra de Deus. Para o estadista, o desejo de todas as nações. Para os chefes de Estado, Ele é o Rei dos Reis. Para o trabalhador, Ele é o provedor de todo descanso. Para o pecador, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Para Israel, a Raiz de Davi. Para o cristão, Ele é o Filho do Deus Vivo, o Salvador, Redentor e Senhor. Para o discípulo e para o soldado, Ele é o comandante-em-chefe. Para o perdido, Ele é o Caminho. Para os mortos, Ele é a ressurreição e a vida eterna.

Ele é Cristo, o Incomparável.

Tê-lo como Senhor e Salvador é muito mais que uma decisão inteligente e sábia, é um privilégio. Caminhar com ele e para ele é a maior das jornadas que alguém pode empreender. Falar, escrever, cantar seus feitos é a maior das honras que alguém pode experimentar. Poder dizer como o apóstolo Paulo no auge de sua experiência espiritual “não sou quem vivo, mas Cristo é que vive em mim” (Gl 2:5), deve ser nossa busca por toda nossa caminhada.
BrasÍlia - DF
Textos publicados: 71 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.