Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Crer em Deus requer um ato de fé

A dúvida não é uma questão apenas de quem é cristão é uma questão humana e isto nos coloca no mesmo barco. Em Tiago 1: 5-8 ‘’Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz’’

A dúvida, propriamente dita, surge de uma necessidade inquietante de explicação racional para algo da existência humana que se tornou incompreensível ou cuja compreensão existente não satisfaz. Geralmente são temas para os quais não há resposta única ou para os quais a mente humana sempre retorna. Por exemplo, quem já não se fez, mesmo intimamente, a pergunta "Por que tanta maldade?" ao saber de mais uma das atrocidades, aparentemente inexplicáveis, de que alguns seres humanos (ou desumanos) são capazes? Tal questão conduz a outras, mais básicas e fundamentais, como "O que é o mal?", "O que é o ser humano?", "É da essência do ser humano ser mal?", "É da essência do ser humano ser bom?"

Toda atitude em relação a religião envolve fé e não certeza. Fé não é acreditar sem provas, é confiar sem reservas. A dúvida é tão importante para o diabo quanto a fé é para Deus, e o nosso inimigo sabe muito bem disso. Na tentação do Senhor Jesus, a primeira atitude diabólica foi tentar colocar dúvidas no coração humano. A primeira delas se referia à filiação divina:" Se és Filho de Deus...". A segunda, em relação à autoridade e o domínio de Deus sobre o mundo: "Dar-te-ei toda esta autoridade..." e a terceira, sobre o próprio poder do Senhor Jesus: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo..." (Lucas 4.1-13).

Olhando atentamente notaremos que o medo e não a dúvida é o maior inimigo da fé. Todos nós oscilamos entre a fé e a incredulidade. A invisibilidade de Deus é garantia de que experimentamos momentos de dúvida. Diante das lutas do dia-a-dia muitos perdem a fé, e não conseguem vislumbrar uma luz no fim do túnel. Mas não podemos perder de vista que Deus compreende o valor das dúvidas humanas. Basta ler as Escrituras, e veja como Ele se relacionou com homens como Jó, Jeremias, alguns salmistas e sábios. Aqueles que sempre enfrentam suas dúvidas com franqueza veem a fé crescer e transcendê-la. A dúvida pode ser perigosa? Sim, sem sombra de dúvida. Ela pode nos afastar da fé. Embora não possamos controlar a dúvida, podemos aprender a canalizá-la e transformá-la em algo proveitoso, não desastroso. E como posso fazer isso? Encarando esta atitude com humildade necessária à minha condição de criatura.
Contagem - MG
Textos publicados: 27 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.